Connect with us

DESTAQUES

Massapê do Piauí mantém tradição e realiza o 21º São João; veja fotos

Publicado

em

Há 21 anos a tradição das festas juninas se mantém viva em Massapê do Piauí. Anualmente, a Prefeitura Municipal promove o São João, considerada uma das mais belas, alegres e importantes festas culturais do município, por valorizar a cultura e homenagear o seu padroeiro, São João Batista. O evento acontece em praça pública, paralelo aos festejos religiosos do município, e atrai milhares de pessoas para a cidade, consolidando o São João de Massapê como um dos maiores e melhores da região.

Clique aqui e veja fotos do 21º São João de Massapê do Piauí!

Pelo quinto ano consecutivo, a gestão do prefeito Chico Carvalho promoveu um grande evento cultural. Na programação, diversas apresentações, uma delas, logo na abertura, preparada pela Secretaria Municipal de Educação, homenageou o gestor municipal. Professores recitaram um poema intitulado de “Terra Querida”, de autoria do prefeito, em que o mesmo retrata em versos o município de Massapê. A apresentação contou com a participação dos três filhos do autor. A homenagem foi um gesto de agradecimento e reconhecimento pelo incentivo e apoio à cultura local.

Alunos da Creche Tia Biluca apresentaram a coreografia “Dança da Preguiça” e a Quadrilha Junina “Os Pimpolhos da Creche Tia Biluca”, com o tema “Festa na Roça”. A Secretaria Municipal de Assistência apresentou uma coreografia feito pelos usuários do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tendo como trilha sonora a música “O Cheiro de Carolina”, de autoria do rei do baião, Luiz Gonzaga.

A penúltima apresentação da noite foi a junina “Os Caipiras do Manelão”, composta por alunos da Escola Municipal João Manoel da Costa, com o tema “Revivendo a Cultura Massapeense”. Dentro da coreografia, eles mostraram passos de outras manifestações culturais do município, o São Gonçalo e o Landê. E encerrando o ciclo de apresentações, um grupo de servidores realizaram a coreografia da Dança do Catira, uma manifestação folclórica característica do sudeste do Brasil.

Este ano, além das apresentações culturais, o evento ganhou destaque em outros aspectos. Um deles foi a beleza do espaço do evento, que ganhou ornamentação típica das festas juninas. Destaque também para os shows. Três atrações artísticas passaram pelo palco cultural. A abertura foi feita por Márcio Balla e Farra na Balada. Em seguida, subiu ao palco a principal atração do evento, o cantor Iohannes Imperador, que embalou o grande público presente. E encerrando as apresentações, já ao amanhecer, o Forró da Monarquia.

O prefeito Chico Carvalho comemorou o sucesso do evento. “Estamos muito feliz e contente com o sucesso do nosso 21º São João de Massapê. Foi tudo muito bonito. Nosso objetivo disseminar as nossas manifestações culturais e manter viva a tradição das festividades juninas em nosso município, além de proporcionar entretenimento aos munícipes e aos visitantes e movimentar a economia local”, disse.

Em breve pronunciamento, o prefeito agradeceu e parabenizou sua equipe de governo e a deputada Belê Medeiros, que contribuíram para a realização do São João. “O meu agradecimento a todas as Secretarias, à nossa equipe de governo, eles que tiveram envolvidos organização deste grande evento, que batalharam para que a nossa festa fosse realizada de forma tão bonita e organizada. E não poderia deixar de agradecer a nossa deputada estadual Belê Medeiros, ela que está dando uma grande contribuição para a realização da nossa festa, com a destinação de uma emenda para custear grande parte das despesas desse evento. É com muito amor e alegria que Prefeitura de Massapê e a deputada Belê estão investindo neste grande evento para não deixar de jamais a cultura do nosso povo desaparecer”, pontuou.

Publicidade

Presente no evento, a deputada Belê Medeiros manifestou sua alegria de estar, por mais uma vez, participando do São João de Massapê. “É sempre uma alegria voltar a Massapê, e hoje, mais uma vez, para prestigiar essa festa que já faz parte do calendário oficial do município, e que tem surpreendido pela organização, grandeza. […] Fico muito feliz de poder colaborar destinando uma emenda parlamentar para realização dessa grande festa. E ver essa praça lotada nos dá a certeza de que esse é um evento que alegra e que faz uma grande diferença no município. Parabéns ao prefeito Chico Carvalho por essa administração comprometida em mudar a história da sua cidade. Aqui em Massapê a administração é respeitada e corresponde aos anseios da população”, disse.

O 21º São João de Massapê do Piauí foi prestigiado por um grande público, dentre estes, autoridades municipais como a vice-prefeita Luíza Cecília, o esposo Dr. João Deusdete, a primeira dama Verônica Cavalcanti, os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Bruna Leal (de Educação), Remédios Morais (de Assistência Social), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes), Fredy Lima (da Junta Militar), Robervan Silva (da Controladoria), Francivaldo Reis (de Agricultura), Maria Lúcia (de Saúde); os vereadores Rafael Silva Veloso, presidente da Câmara Municipal, e Rivaldo Carvalho, Mariane Farias, José Duruteu, Nonato Apolônio, Antônio Augusto, José Juvaldi e José Marilson.

Prefeitos de outros municípios também estiveram presentes na festa, dentre estes, Ogilvan Oliveira (de Jaicós), Agenilson Dias (de Patos), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Fábio Macedo (de Betânia) e Tomé Portela (de Aroazes).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS