Connect with us

DESTAQUES

Polícia Militar e Conselho Tutelar orientam donos de bares e clubes de Jaicós para período dos festejos

Publicado

em

Considerando a  chegada do período dos festejos, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar do município de Jaicós estiveram em reunião  com donos de bares e clubes da cidade na tarde desta quinta-feira (14) para discutir e conscientizar os proprietários sobre  a presença de menores de idade nesses locais e o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos mesmos.

A reunião foi realizada no auditório da Assistência Social e contou com a participação do delegado da 13° Delegacia Regional de Jaicós, Dr. Miguel Carneiro e do comandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jaicós, capitão Lindomar Félix.

O delegado Miguel Carneiro ressaltou que com a proximidade dos festejos é importante que os proprietários estejam cientes sobre as leis relacionadas a venda de bebida alcoólica a adolescentes.

“É importante que tomem conhecimento das leis, já que os festejos estão se aproximando e é um momento em que os menores se afloram e procuram a oportunidade de consumir bebida alcoólica. Então a nossa advertência é que até 2015 fornecer bebida alcoólica a menores não era crime, mas agora existe previsão penal e a pessoa que for pega nessas circunstâncias será autuada e presa em flagrante e será arbitrada uma fiança para que ela possa ser solta” ressaltou o delegado.

O delegado também explicou que a lei vale para qualquer substância que cause dependência e que é crime não somente a venda, mas também o fornecimento.

Publicidade

“Se nos atentarmos ao texto podemos ver que é errado fornecer, entregar vender, até mesmo se você entregar gratuitamente, ou seja, aquele parceiro, amigo, pai, tio, que leva o menor até o bar e divide com ele um copo de cerveja ele está praticando o crime, mesmo que seja o pai. E a lei é extensiva, ela não fala apenas em bebida alcoólica, mas qualquer substância que possa causar dependência física ou psíquica. Então o Conselho decidiu conversar com vocês para que caso haja alguma condução de alguém não se invoque o desconhecimento. O Conselho estará atuante durante os festejos e vai estar notificando a polícia para que faça a abordagem, mas esperamos que nenhum tipo de condução dessa ocorra” disse ele.

O capitão Lindomar Félix pediu para que os proprietários estejam atentos para evitar qualquer tipo de ocorrência.

 “Procuramos sempre agir com bom senso, pois sabemos que todo mundo erra e que as vezes o cidadão não tem consciência do que está fazendo, mas precisamos tomar muito cuidado, pois o delegado foi bem claro, se chegarmos e encontramos alguém fornecendo ou vendendo bebida alcoólica e o caso ficar bem caracterizado ele vai para a delegacia e o delegado vai cumprir o papel dele. Então que os donos de bares tenham muito cuidado, pois pode acontecer algum dos casos citados aqui. É claro que o delegado vai analisar, pois nem   toda condução culmina em uma autuação em flagrante, mas somente se o caso ficar bem caracterizado. Então vamos ter muito cuidado com relação a esse período de festejos, principalmente quem tem estabelecimento comercial, para que não comentam essa prática criminosa” disse o comandante.

Ao final da reunião, a conselheira Edinéia Carvalho agradeceu a presença de todos e pediu que as informações sejam repassadas aos demais proprietários de bares e clubes da cidade.

“Sabemos que nesse período, principalmente nos dias 22 e 23, há um grande número de adolescentes de Jaicós e cidades vizinhas, então pedimos que essa nossa conversa seja expandida, que vocês repassem aos colegas donos de bares, porque acontece, às vezes nos deparamos com crianças e adolescentes e é bom que isso não aconteça, então se acaso alguém ver o vizinho recebendo esses menores que ligue para a companhia ou para o Conselho Tutelar e denuncie. E nós agradecemos muito por vocês terem vindo até aqui, pois isso significa que vocês estão dispostos a colaborar como nosso trabalho” pontuou a conselheira.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS