Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Padre Marcos adere ao programa Criança Feliz

Publicado

em

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva,  participou na tarde da última  quinta-feira, 11, em Teresina do lançamento do Programa Criança Feliz, que discutiu  estratégias para melhor implementar ações do Programa Criança Feliz no município.

O Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do Desenvolvimento Infantil Integral na primeira infância e facilitar o acesso das gestantes, das crianças na primeira infância e de suas famílias as políticas e serviços públicos de que necessitem.

O município de Padre Marcos é um dos 173 município que aderiu ao programa,  que prevê que crianças com até três anos de idade e gestantes que fazem parte do Programa Bolsa Família recebam, em casa, o acompanhamento de equipes de saúde e assistência social que orientam sobre a importância do desenvolvimento saudável na infância.

Segundo Valdinar, o programa mostra que ações simples podem influenciar de forma positiva  na primeira Infância . “Esse programa comprova que o que acontece na primeira infância vai marcar por toda a vida e que os três primeiros anos são determinantes para o futuro. As crianças precisam ser estimulada e esse estímulo vai influenciar de forma positiva   influenciam  no futuro delas”, disse o prefeito.

A Secretária de Administração, Thuanny  Mikaella, que participou do lançamento, em Teresina,  representando a secretária de Assistência Social, destacou que o município de Padre Marcos aderiu ao programa Criança Feliz por entender e compreender a importância de ser trabalhado ações, no que diz respeito ao desenvolvimento integral e saudável da primeira infância.

Publicidade

Thuanny informou ainda que o programa no município está em fase de capacitação e que institui um Comitê Municipal.  “Padre Marcos  primeiro aderiu ao programa através da assinatura de um termo de adesão e da criação de uma resolução instituindo o Criança Feliz no município.  A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania está se preparando para que seja desenvolvido as ações do programa nos municípios.  Padre Marcos já recebeu o recurso, que já está  em conta, mais ainda está em processo de capacitação. Durante a solenidade de lançamento, o prefeito valdinar entregou nas mãos da coordenadora estadual do programa Criança Feliz o decreto instituindo o Comitê Municipal do programa  em Padre Marcos que tem como objetivo de organizar, planejar e executar as ações do programa”, disse .

O programa vai desenvolver ações multissetoriais no que diz respeito a primeira infância, e vai ficar na responsabilidade das Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social. Em Padre Marcos está sendo planejado  as ações para que de fato o programa seja efetivado,  está sendo também  planejado o lançamento do programa no município.

O  público prioritário do Criança Feliz, são  crianças beneficiadas do Bolsa Família de 0 a 36 meses, gestantes beneficiadas do Bolsa Família, crianças beneficiadas do benefício de prestação continuada, de  0 a 72 meses e as crianças em serviços de acolhimento de 0 a 72 meses.

  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS