Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO│Gestão do prefeito Dr. Jonas Alencar promove passeata em alusão ao 18 de Maio; veja fotos

Publicado

em

O município de São Julião do Piauí através da administração do prefeito Dr. Jonas Alencar, gestão“O Povo em primeiro lugar”, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar, mobilizou neste sábado (25) a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

A mobilização que traz como lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater” alusiva ao Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes reuniu alunos, professores, coordenadores, diretores, motoristas do transporte escolar, zeladores, manipuladoras da alimentação escolar (merendeiras) e demais profissionais de toda a Rede de Educação Municipal para uma caminhada pelas ruas do município.

A concentração aconteceu em frente à sede do Conselho Tutelar e, logo em seguida, houve passeata pelas ruas tendo como objetivo despertar na consciência da população sãojuliãense sobre a importância dos cuidados e combate contra violência, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

A secretária de Educação de São Julião, Claudete Alencar, um dos membros organizadores da caminhada, saudou em nome do prefeito Dr. Jonas, a todos, fazendo agradecimentos aos alunos, pais e responsáveis mencionando todo o corpo docente que compõe a Secretaria de Educação, bem como agradeceu à secretária de Assistência Social e primeira-dama, Késsia Ramos, e demais autoridades. Claudete Alencar em discurso breve reforçou o quão importante é combater a violência.

“Trago para vocês a nossa caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque é importante que todos nós tenhamos a consciência e a responsabilidade como gestores, educadores porque somos os primeiros a ter afetos a essas crianças […] é um trabalho diário da sala de aula e nos atendimentos que a prefeitura realiza na área social, da saúde e da educação”, destacou.

A secretária explicou de forma breve alguns dos tipos de violência.

Publicidade

“A exploração sexual é o abuso seja pela forma de coerção ou pela força, e, como gestor responsável Dr. Jonas promove essa campanha para dizer ao povo que no município de São Julião não aceitamos abuso contra criança e adolescente”, disse.

Claudete Alencar alertou a todos os participantes que em caso de conhecimento de violência, abuso sexual ou exploração, denunciar através do Disque 100.

“Quem souber de algum caso, ligue 100 e denuncie porque quando se faz uma denúncia é de forma anônima e a ligação pode ser feita através de telefone celular e telefone fixo. O seu nome e seu número será mantido em sigilo. Ligue e denuncie que o Conselho Tutelar, Ministério Público e os órgãos de proteção da criança e do adolescente vão cuidar e protegê-los”, orientou a secretária apontando os meios de denúncia.

Várias atividades foram desenvolvidas nas escolas do município com crianças e adolescentes em alusão ao 18 de Maio. No tocante, a culminância da campanha durante a mobilização, Jade Alencar, membro do Conselho Tutelar, explicou também complementado o real significado da ação.

“Essa caminhada é em prol das atividades da campanha do 18 de Maio. Esse dia foi escolhido porque no dia 18 de maio de 1973, em Vitória no Espírito Santo, uma criança chamada Araceli Sanchez, de oito anos de idade sofreu um crime bárbaro e ficou conhecido como o caso “Araceli”. Ela foi raptada, estuprada e morta. Então a proposta dessa campanha é convocar a sociedade para participar dessa luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes”, ressaltou.

“Quando eu falo toda sociedade é incluindo o Poder Público, Conselho Tutelar, Escolas, CRAS, sociedade civil e todos os cidadãos”, reforçou a conselheira tutelar.

Publicidade

Na ocasião foram distribuídos picolés e também ao término da passeata foi servido almoço para os alunos.

Estiveram presentes: membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); integrantes do Conselho Municipal de Educação: à equipe da Secretaria de Saúde; Conselho Municipal da Assistência Social, alunos, professores, pais, dirigentes da educação e demais profissionais da Rede de Ensino sãojuliãoense.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS