Connect with us

DESTAQUES

Segurança pública é debatida em audiência na Câmara de Jaicós; população faz reclamações

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou uma Audiência Pública nesta sexta-feira, 13, no plenário da Casa, com o objetivo de debater e buscar soluções para os problemas relacionados à segurança pública. A audiência foi presidida pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva (PSC), a partir de um Requerimento e autoria do vereador Benedito Alencar da Silva (MDB), aprovado no dia 09 de fevereiro deste ano.

O tema veio à tona depois que uma quadrilha especializada em roubo a bancos atacou três instituições financeiras na cidade de Jaicós, fato ocorrido no dia 31 de janeiro deste ano. Na ação criminosa, o bando explodiu caixas eletrônicos do Banco do Brasil, arrombou a Casa Lotérica e os Correios, deixando rastros de destruição.

O vereador autor viu como uma provocação a ação dos criminosos na cidade de Jaicós, dias depois da formação e instalação da Força Tática. Além disso, segundo Benedito, outros casos de criminalidade tem sido registrados na cidade de Jaicós, como os furtos a motos, a residências e a comercialização de drogas.

“Se nós não tomarmos uma posição no nosso município, quando a gente acordar pode ser tarde para Jaicós. Eu acho que a gente tem que começar a trabalhar, a comunidade, as instituições. A polícia precisa estar integrada com a comunidade, com as instituições. […] Cada um tem que fazer sua parte.”, disse, afirmando que tem sido cobrando da população.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, participou da abertura da Audiência. Em rápida fala, o gestor manifestou sua preocupação com a insegurança e destacou a importância da Audiência Pública para debater um dos assuntos que mais tem preocupado a população de Jaicós, considerando os fatos ocorridos, como o ataque ao Banco do Brasil, que resultou na destruição parcial da agência e a suspensão do funcionamento parcial dos serviços prestados, o que tem causado sérios transtornos à população de toda a região. “Os vereadores estão de parabéns pela iniciativa. Como chefe do Poder Executivo, me coloco à disposição no que for preciso. Vamos unir forças para que possamos, juntos, fazer a nossa Jaicós sorrir novamente com tranquilidade”, disse.

Publicidade

Presente na Audiência, o deputado estadual Pablo Santos (MDB) elogiou a iniciativa da Câmara e apontou o diálogo e a união da sociedade e das instituições como essenciais para a melhoria da segurança. “A população desta cidade vem sofrendo com a falta de segurança e nós temos que buscar uma alternativa. Quero me colocar à disposição de toda a população e dizer que Jaicós tem sim que cobrar dos seus representantes na Assembleia Legislativa. Este município tem vários representantes e todos nós temos que nos abraçar e lutar para que a gente possa tentar melhorar. Vou levar a mensagem ao governador [Wellington Dias] e dizer que Jaicós precisa de socorro”, pontuou.

O juiz da Comarca de Jaicós, Dr. Franco Morette, salientou que a insegurança não é uma realidade apenas do município de Jaicós e sugeriu que o prefeito articule um movimento liderado pela Associação dos Municípios do Piauí cobrando, de forma unificada, providência junto ao Governo do Estado em relação à segurança pública. “Esse pleito não é só nosso [de Jaicós], é importante para todos os municípios do Estado”, disse. Outra sugestão colocada pelo magistrado foi a implantação do sistema de monitoramento através de câmeras de vigilância em pontos estratégicos, monitorados pela Polícia Militar, como ferramenta para ajudar na identificação e no desvendamento de crimes como os roubos a banco e furtos de motocicletas. “O certo é que alguma atitude deve ser tomada, de concreto, e não ficarmos só aqui em palavras na tentativa de solucionarmos um problema que, repito, não é só nosso”, pontuou.

Após os pronunciamentos das autoridades, foi aberta para a participação da sociedade, que trouxe sugestões e diversas reclamações e manifestou insatisfação com a atuação das instituições de segurança pública, Polícia Civil e Militar, e ainda, do Ministério Público Estadual. “A situação é seríssima”, disse a presidente do SINTE Regional de Jaicós, Fatanildes Carvalho, afirmando que há má vontade. “Nós percebemos mesmo uma omissão muito grande do Governo do Estado, o governo que hoje está preocupado apenas com questões políticas e partidárias, com a eleição, e deixando o povo a mercê no que der e vier”, pontuou.

Por outro lado, representantes das polícias relataram a falta de efetivo, aparelhamento e condições de trabalho. Segundo o tenente Joel, do 4º Batalhão da PM, em Picos, o Piauí é o Estado brasileiro que menos investe em segurança pública. O agente de Polícia Civil, Neurisnaldo Ramos, informou que a Delegacia de Jaicós responde por oito cidades e possui um efetivo de apenas cinco agentes e um delegado para atender toda a demanda.

Ao final, foi formada uma comissão mobilizadora, composta por representantes dos poderes e instituições dos municípios. O vereador Benedito Alencar informou que foi agendada uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira da Silva, para o dia 23 de abril.

Também estiveram presentes os vereadores de Jaicós, o vice-prefeito Branco Rodrigues, o empresário Chico Tauá, os sargentos Tarcísio e Emerson – representando a 3ª Companhia PM, além de representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara Municipais de Patos e Campo Grande do Piauí, Prefeitura de Massapê do Piauí, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS