APPM diz que 15% dos municípios do Piauí têm dificuldade de pagar 13º
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 06/12/18

APPM diz que 15% dos municípios do Piauí têm dificuldade de pagar 13º

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeito Gil Carlos, declarou nesta quinta-feira (6), que cerca de 15% dos prefeitos do Piauí terão dificuldade de cumprir a tabela de pagamento do 13º salário nos seus municípios. Gil Carlos afirmou também que amanhã todas as prefeituras receberão 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios, que deverá auxiliar no pagamento das despesas de pessoal, sobretudo com relação ao 13º.

“Em torno de 15% das cidades do Piauí têm dificuldades hoje de pagar o 13º, não pagaram ainda a primeira parcela, que é a prática dos outros 85% e provavelmente terão dificuldade de pagar o todo agora no final do ano”, disse o prefeito em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira.

Ele acrescentou: “Em dezembro, agora no dia 7, amanhã, haverá um dinheiro que é a mais para os municípios, que é 1% a mais de FPM, que foi uma conquista do movimento municipalista nacional, que garantiu que eles tenham direito a esse adicional exatamente para fazer frente a essa despesa do 13º salário”.

De acordo com Gil Carlos, um levantamento da Associação mostra que 85% das prefeituras pagam metade do 13º no mês de aniversário do servidor, e que por esse motivo, a situação nessas cidades é melhor. “Ainda assim, fizemos um levantamento aqui na APPM, ouvimos os 224 municípios e felizmente eles tem uma prática de pagar o 13º no mês de aniversário do servidor, e hoje 85% dos municípios já pagaram a metade do 13º. Estamos na expectativa de que consigam honrar com a outra parcela restante agora em dezembro.

O presidente lembrou ainda que atualmente há uma defasagem grande se comparados os repasses do FPM com a inflação praticada. “Hoje o que as pessoas estão recebendo são os mesmos valores nominais que receberam em 2013, há cinco anos, porém, a inflação nesse período beira os 40%, então esse dinheiro vale hoje menos 40% do que ele valia em 2013. Isso por si só explica a dificuldade dos municípios em manter as despesas fixas, entre elas a mais importante a de pessoal”.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

MUNICÍPIOS

Governo extingue regionais de saúde de Paulistana, Fronteiras e outras 5 cidades do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) baixou decreto extinguindo sete regionais de saúde no estado. O documento, de número 16.188, foi publicado no Diário Oficial do dia 17 de setembro e

NOTÍCIA DESTAQUE

Meteorologia prevê chuva para o Piauí durante a Semana Santa

O padrão de ventos associados a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) faz chover no Piauí pelos próximos dias, ainda que de forma irregular. Nesta segunda (26), o dia

NOTÍCIA DESTAQUE

Força Tática de Paulistana apreende trio de menores que ostentava armas em redes sociais

Policiais Militares da Força Tática de Paulistana (distante 457km de Teresina) bem como do Serviço de Inteligência, efetuaram hoje (14/08/2014), véspera do dia da Padroeira da Cidade, visando assegurar a