Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cidade do Piauí passa por falta de água há duas semanas

Publicado

em

Bairros da cidade de União, Norte do Piauí, estão sem água há mais de duas semanas. Segundo os moradores o problema começou em 2008, quando a Agespisa fez uma obra que ao invés de melhorar o fluxo de água acabou prejudicando a passagem do produto para as torneiras das casas. A Agespisa disse que o problema é em razão de danos elétricos.

A falta de água chamou a atenção do Ministério Público do Piauí (MP-PI) que está investigando o caso e pediu com urgência a regularização dos serviços. Segundo o MP-PI as instalações da estação de tratamento de água (ETA) do município são precárias. A bomba instalada em 2008 para fazer a captação de água do rio Parnaíba não atenderia às necessidades da cidade.

José Maria Paz, chefe da estação de tratamento, explica que é impossível manter o abastecimento. “É impossível manter o abastecimento com a mesma bomba de 10 anos atrás. Ela aumenta um pouco o nível no inverno, porque é uma bomba de nível, mas depois vai lá para baixo”, destacou o chefe da ETA.

A dona de casa Maria Alice tem de carregar água em baldes por causa do desabastecimento em União. “Todo dia é essa mesma coisa de pegar água porque nãot tem água de jeito nenhum”, disse dona Maria Alice que está há duas semanas sem água e mora no bairro São Sebastião. O local é um dos mais prejudicados com a falta de água e os moradores reclamam da situação da cada vez mais difícil.

Em outro bairro uma escola municipal teve de parar de funcionar. A professora Francisca Nunes conta que professores e alunos passam pelo problema. “Os meninos não podem ficar com sede e a gente também não pode. Às vezes a gente até pede que eles tragam uma garrafinha, mas não é suficiente”, explica a professora. Na prática, os bairros mais altos são os que mais sofrem com a falta de água.

Publicidade

A Agespisa informou que a falta de água aconteceu em razão de danos elétricos. A empresa disse ainda que uma equipe já corrigiu o problema e a regularização será gradativa. A respeito da investigação do MP-PI a Agespisa informou que todas as informações foram prestadas e que ainda não foi notificada.

FONTE: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS