Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Educação de Padre Marcos promove culminância de projeto e premia alunos destaques em Olimpíada Brasileira

Publicado

em

Com o intuito de reforçar e valorizar a história de Padre Marcos, a Prefeitura Municipal,  através da Secretaria de Educação promoveu  na tarde desta quarta-feira, 04, a culminância do projeto “Minha Cidade tem História “.

O projeto tem por objetivo mobilizar e despertar o interesse nos estudantes da rede municipal de ensino de Padre Marcos, para resgatarem e valorizarem a cultura e o patrimônio histórico do município.

Amparado por pesquisas, estudos e  muita criatividade, o projeto foi desenvolvido nos diversos componentes curriculares, trabalhado de forma organizada e estruturada durante o 2º semestre letivo através de múltiplas linguagens, como dança, fotos, música, artes plásticas, trabalhos manuais e objetos doados por diversas famílias padremarcoenses, viabilizando a integração entre escola e a comunidade.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva, onde as escolas expuseram  um grande acervo de materiais e peças antigas que retratam a história do município, dentre estas,  as chaves  da casa grande  do Padre Marcos de Araújo Costa, na então fazenda Boa Esperança.

Durante a culminância, foram realizadas pelos alunos das escolas José Jubelino Macedo, José de Moura Leal, Pré-Escola Tia Guida, Davi Severiano, Pré-Escola Tia Marinor, Luiz Lino da Silva,  Pré-Escola da Barra Candida Macedo, diversas apresentações culturais conforme trabalhado em sala de aula.

Aconteceram apresentações de coreografia do Hino do município, cordel, paródias, além de desfile com peças antigas, doadas pelos primeiros moradores de Padre Marcos, sendo algumas delas resgatadas originalmente da extinta casa do Padre Marcos de Araújo Costa e desfile de peças artesanais de barro produzidas no município.

Ainda durante o evento,  houve a premiação de professores e alunos de três escolas, pelo destaque na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica-OBA.

Publicidade

Na  Escola José de Moura Leal, foram 13 alunos medalhistas de ouro,  3 de prata e 3 bonze, na unidade escolar  José Jubelino de Macedo,  foram um aluno com medalha de  ouro, duas de prata e duas de bronze  e na Davi Severiano, três alunos  receberam medalha de ouro, uma de prata e duas bronze. Num total de 18 alunos medalhistas de ouro, 6 de prata e 6 de  bronze.

O prefeito Valdinar Silva, iniciou agradecendo todos que fazem a educação  do município pela realização  do projeto e pela dedicação e empenho em todas as ações da pasta.

“Nossos índices estão melhorando, isso mostra que o trabalho realizado na Secretaria de Educação e dentro das escolas, está surtindo efeito. Nossas crianças estão aprendendo a leitura, escrita  e a serem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, e isso em parceria com as famílias. Por isso, só tenho a agradecer a cada um pelo trabalho executado  em prol de nossa educação”, afirmou.

Por fim, o gestor destacou a importância de resgatar e manter viva a história do município. “Com esse projeto estamos apenas  plantando mais  uma semente para o resgate e reconstrução de nossa origem. Temos  um grande projeto de construir um museu  para mostrar e preservar nossa história”, disse o prefeito, informando ainda que todo acervo apresentado na culminância será guardado para ser exposto no museu.

Em seu discurso,  o secretário de Educação, Eraldo Gomes, frisou a importância de conhecer a origem do município. “Este projeto visa promover aos alunos o conhecimento da nossa história, cultura e tradição, além de enfatizar, valorizar e respeitar nosso município, fazendo com que eles reconheçam seus munícipes. Por isso faz se necessário levar aos alunos a construção de sua  identidade e da cidadania, promovendo seu desenvolvimento social de forma geral”, destacou.

Publicidade

O secretário também falou sobre a entrega das medalhas. “É um grande orgulho para nós, porque desde 2017,  somos premiados nessa Olimpíada,  esse ano foram três escolas,  e fica a nossa gratidão aos professores, pois o mérito é deles, aos alunos pela dedicação e ao prefeito Valdinar pelo olhar sensível a nossa educação, que vem avançando cada vez mais”, disse.

Chaves da casa do Padre Marcos de Araújo Costa

Além do prefeito  Valdinar Silva e do secretário de Educação, Eraldo Gomes, participaram ainda do evento, a primeira dama, Edilene Silva, os vereadores Adão José, o Irmão Adão (Presidente da Câmara), Antônio Chiquinho, Manoel Francisco, o Neli, Emanoela Conrado, a Maninha, Iranildo Carvalho e Bonifácio Dias, bem como, o assessor jurídico Raimundo Vieira, os secretários Thuanny Mikaella (Administração), Helton João (Agricultura), Orlândio Carvalho |Fazenda), e a engenheira civil, Williane Kelly, bem como, a equipe da Secretaria de Educação, equipe gestoras das escolas, professores, alunos e população em geral.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS