Connect with us

DESTAQUES

Em Vila Nova, 2º dia do Arraia São João Batista encanta público com festival de quadrilhas; fotos

Publicado

em

“São João, acende a fogueira do meu coração!”. Esse é o tema de uma das mais belas festas juninas do interior do Estado, realizada no município de Vila Nova do Piauí, no povoado São João Batista, comunidade situada a 12 km da sede. O evento, que leva o nome de ‘Arraia de São João Batista’, em homenagem ao santo padroeiro da comunidade, é uma tradição no município. Esse ano o Arraia chegou a sua 17ª edição, promovido pela Prefeitura Municipal, através de todas as secretarias, o festejo junino leva alegria, valoriza a cultura popular nordestina e aquece a economia local.

A Arraia teve início na última sexta-feira, dia 22 e segue até hoje, dia 24 com diversas apresentações culturais, shows de forró, comidas típicas, inaugurações, em um espaço que se transformou com a montagem das ‘bandeirolas’, a tradicional fogueira das festas juninas e até mesmos as barracas receberam nomes temáticos.  As ações valorizam o sentimento de pertencimento cultural, costumes e tradições nordestinas.

O sábado, 23, 2ª noite do evento, o concurso de quadrilhas e mais um show de forró, foram os principais destaques. O espetáculo de coreografias teve início com a apresentação da quadrilha junina ‘Vila São João’, de Vila Nova do Piauí.

Em seguida aconteceu o concurso de quadrilhas, com a participação de duas grandes quadrilhas piauienses. A junina ‘Chamego Bom, de Jaicós, conquistou o título de campeã e foi premiada com troféu simbólico e R$ 1.600.

Em segundo lugar ficou a quadrilha ‘Junina Verde e Amarelo’, de Picos que recebeu troféu simbólico e R$ 900. O corpo de jurados foi formado por nomes consagrados da dança, entre eles: Dayron Abreu, Marcos Antonio e Ismênia Viana.

Publicidade

Após os resultados do festival de quadrilhas, a secretária de Cultura Marli Veloso, entregou um troféu simbólico para todos os secretários presentes em reconhecimento aos serviços prestados para realização do 17º Arraia São João Batista. Para ela por mais um dia, o evento foi um sucesso, sobretudo na área cultural.

“Estamos imensamente feliz pela participação e a efervescência cultural que vivenciamos em mais uma noite de Arraiá. Para nós que fazemos a secretaria de Cultura é uma satisfação. O município caminha a passos largos no desenvolvimento cultural e prioriza uma dos pilares da formação cidadã que é a vivência cultural. Precisamos cada vez mais fortalecer a rede de cultura e fazer os nossos gestores entender que o que se faz na cultura é investimento e não gastos” disse Marli Veloso, secretária de cultura, onde na ocasião agradeceu a presença das quadrilhas que concorreram assim como todo público presente.

Em rápidas palavras, o prefeito Edilson Edmundo de Brito, agradeceu o público presente e fez um convite para a população participar do 3º dia de programação que ocorre hoje, a partir das 17h com a chegada do governador do Estado, Wellington Dias.

Para encerrar a 2ª noite de festa, a banda Tô na Farra, embalou o público até altas horas com seu sucesso.

Além do prefeito Edilson Brito, também estiveram presentes a primeira-dama Ana Carolina, o vice -prefeito Antônio Tiago, secretários municipais, Marli Veloso (de Cultura), Edinete Brito (de Educação), Dorgivaldo Paulo (de Administração), Almerinda Luz (de Saúde), Erivan Brito (Governo), Raynere Abreu (Finanças) Luiz Gonzaga (Agricultura), o ex-prefeito Arinaldo Leal, o prefeito de Campo Grande do Piauí, Baiá, os vereadores Severo Sousa, Adonelys Araújo, Roberto Moura, Maria das Dores (Bibia de Benicio), Flávio Sousa, Deijano Lima e Adelino Oliveira.

_Veja mais fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS