FRANCISCO MACEDO | Defeso da piracema restringe pesca na Barragem Estreito até março de 2018
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 14/11/17

FRANCISCO MACEDO | Defeso da piracema restringe pesca na Barragem Estreito até março de 2018

Considerando o início do período do Defeso de Piracema, que segue desta quarta-feira (15) até o dia 15 de março de 2018, o prefeito municipal de Francisco Macedo, Raimundo Nonato de Alencar (PSB), através do decreto 020/2017, proíbe a pesca, durante o referido período, na Barragem do Estreito, que fica localizada em Francisco Macedo, na divisa com o município de Padre Marcos.

De acordo com o documento “Fica proibida a pesca de qualquer categoria, modalidade e petrecho no período de 15 de novembro a 15 de março de 2018, no lago da Barragem do Estreito, bem como nos rios formadores de sua bacia hidrográfica”.

O defeso é uma medida preventiva a fim de garantir a reprodução de espécies nativas. É uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

A piracema é um período natural de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas. O período de restrição de pesca serve para garantir ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

Aqueles que desrespeitam o período da piracema podem ser penalizados com multas que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, ou detenção previsto na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

“Quase dois milhões de reais foram pagos pelo Garantia Safra em Pio IX”, afirma prefeita Regina Coeli

O Município de Pio IX está sendo contemplado desde março de 2018, pelo programa Garantia Safra, que é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiado pelo Programa Nacional

NOTÍCIA DESTAQUE

Uespi ofertará quase 5 mil vagas para todos os cursos pelo SiSU 2016

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tornou público nesta segunda-feira (4) o edital referente ao ingresso à universidade por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2016. Serão ofertadas 4.985

POLÍCIA

Polícia Civil prende homem com motocicleta roubada em Picos

No início da tarde da última quinta-feira (01), por volta de 12h00, a 3ª Delegacia de Polícia Civil, em Picos, efetuou a prisão de Darlan Holanda Martins por receptação de