Piauí recebe troféu nacional de tecnologia com o app Salve Maria
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 09/08/18

Piauí recebe troféu nacional de tecnologia com o app Salve Maria

O Piauí venceu pela segunda vez o prêmio e-GOV (excelência em Governo Eletrônico), este ano com o aplicativo móvel Salve Maria, que concorreu com mais de 130 projetos tecnológicos de todo o Brasil. Uma equipe do Governo do Estado, representada por servidores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), viajou a Florianópolis, no estado de Santa Catarina, onde recebeu o troféu de campeã durante a abertura do Secop 2018, o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública, na noite desta quarta-feira (09).

O “app” inovador foi desenvolvido através de parceria entre a ATI e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), com a finalidade de combater a violência contra a mulher, podendo até mesmo evitar casos de feminicídio, crime praticado contra a vítima por esta pertencer ao gênero feminino.

Dados atualizados da Agência de Tecnologia apontam que a ferramenta recebeu 297 denúncias desde seu lançamento, que ocorreu em março de 2017, sendo 82 denúncias de pânico e 215 sigilosas. Atualmente 1.952 aplicativos móveis contam com o aplicativo instalado de modo ativo nos sistemas Android e iOS.

“Com esse prêmio, o Estado do Piauí ganha reconhecimento com sua capacidade de inovar, criando solução de tecnologia de proteção à mulher, que hoje, infelizmente, convive com um dos crimes mais covardes, então é importante para o Piauí receber reconhecimentos como esse, pois é um recado para quem agride as mulheres, de que o Governo está atento e trabalhando para evitar que este tipo de crime aconteça”, avalia o diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros.

“[O prêmio] é um reconhecimento do trabalho feito pela nossa equipe técnica na ATI que nos traz muito orgulho. No momento, vários estados do Brasil estão nos procurando e estamos repassando o Salve Maria aos que nos procuram”, conta o Secretário estadual de Administração, Ricardo Pontes, que marcou presença durante a solenidade de premiação.

Download Gratuito

O aplicativo Salve Maria pode ser baixado gratuitamente, tanto na Play Store para aparelhos com sistema Android quanto na Apple Store, via sistema iOS. Dispõe de dois modos de denúncia, tendo o botão do pânico que, ao ser apertado no celular, emite um alerta à Central de Polícia, que por sua vez desloca a viatura mais próxima da vítima para atender ao chamado, pois o aplicativo informa a localização de onde o pedido de socorro partiu.

O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, sendo possível preencher um formulário simples com dados do agressor, da vítima, endereço e ainda anexar arquivos de áudio, vídeo e imagem. O processo de denúncia é sigiloso nas duas modalidades.

Link do aplicativo Salve Maria para download na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pi.ati.salvemariaapp

Fonte: GP1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

ALEGRETE | Em vídeo, prefeito Márcio Alencar deixa mensagem de ano novo. Veja!

O jovem prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar – o Marcinho, PT, publicou em suas redes sociais na manhã deste domingo, dia 31 de dezembro, no último

NOTÍCIA DESTAQUE

Governador articula com cientistas dos EUA base de controle de epilepsia no Piauí

Piauí deve sediar uma base de controle de epilepsia. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias, que retornou de viagem internacional nesta semana. Na agenda de caráter particular que

NOTÍCIA DESTAQUE

Comandante da PM se nega a retirar ambulantes das praças de Picos

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), em Picos, tenente-coronel Edwaldo Viana, durante entrevista a uma emissora de rádio local afirmou ter recebido ofício do poder público municipal