Connect with us

GERAL

Açude Caldeirão ‘sangra’ ao atingir sua capacidade máxima em Piripiri

Publicado

em

Enquanto alguns açudes do Piauí estão secando por conta da estiagem, o Caldeirão, principal reservatório de água de Piripiri, a 157 km ao Norte do Piauí, está na sua capacidade máxima. , com mais de 54 milhões de metros cúbicos. O lago ocupa uma área de 1.200 hectares e o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) é quem mantem a preservação do açude.

Segundo Teresina Viana Freitas, gerente do DNOCS, o caldeirão é fundamental para a sobrevivência de 800 famílias de produtores. “O açude abastece não só a comunidade ao seu entorno, mas toda a cidade de Piripiri. O reservatório serve também para a irrigação da pecuária, que garante a renda de algumas famílias”, disse.

Projeto mais importante do perímetro açude é a estação de piscicultura do DNOCS, que foram produzidos mais de 6 milhões de alevinos no ano de 2014. A produção é distribuída para açudes públicos dos estados do Piauí, do Maranhão e do Ceará, mas parte desses alevinos é fornecida para piscicultores particulares da região.

“Somos muito procurados pela iniciativa privada. A gente cobra apenas uma taxa por cada milheiro produzido. Cerda de 40% do nosso alevino é fornecido para a iniciativa privada, pois é um mercado muito promissor, porém a iniciativa privada ainda não despertou para a produção dos alevinos”, afirmou Erielton Teixeira, gerente da estação de piscicultores.

Portal No PI
Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS