Aprovado projeto de lei que reduz uso de agrotóxicos
Publicado por: Willians Sousa | Data: 06/12/18

Aprovado projeto de lei que reduz uso de agrotóxicos

Mesmo com obstrução por parte dos ruralistas, o projeto de lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos foi aprovado na Comissão Especial montada para discutir o tema e segue agora para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.

Nascido de iniciativa popular encabeçada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o projeto de lei tem um objetivo ousado: reduzir o uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas, pecuária e extrativista. Tarefa nada simples para o maior consumidor desse tipo de produto no mundo.

O projeto estabelece zonas de uso restrito e zonas livres de agrotóxicos, como lugares próximos a residências, escolas e áreas protegidas. A proposta modifica a lei atual de agrotóxicos e proíbe o uso de produtos considerados extremamente tóxicos. A revalidação dos registros dos agroquímicos ocorrerão a cada dez anos.

“É um relatório que faz a gente repensar o modelo de agricultura preponderante hoje no Brasil e no mundo, na perspectiva de produção de uma alimentação mais sadia, para quem sabe – a partir de medidas de curto, médio e longo prazos – um dia estarmos livres dos agrotóxicos”, afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP), relator do projeto na comissão.

Uma das mudanças incluídas pelo relator no projeto foi o incentivo para modelos agroecológicos, menos dependentes de insumos químicos para o controle de pragas e doenças agrícolas.

Se aprovado no plenário da Câmara, a proposta seguirá para apreciação no Senado.

Fonte:  O ECO/ Agência Câmara Notícias

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Índios têm mãos decepadas no Maranhão, em ataque de grupo de fazendeiros

Treze pessoas ficaram feridas durante o ataque de fazendeiros a uma comunidade indígena na cidade de Viana (MA), neste domingo (30). Segundo o site G1, dois índios tiveram as mãos

Agricultores com dívidas vencidas poderão tentar nova negociação

A Fetag-PI discutirá, nesta sexta-feira (4), a questão dos agricultores familiares que tinham parcelas de financiamento vencidas em 31 de dezembro de 2012, que aderiram à renegociação e pagaram o

GERAL

Cartão de confirmação do Enem será divulgado no dia 20 de outubro

O cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será liberado para impressão dos candidatos no próximo dia 20 de outubro. O documento estará disponível na página