Connect with us

GERAL

Carreta da Saúde realiza 100 atendimentos em Jaicós e 8 casos de hanseníase são diagnosticados

Publicado

em

A cidade de Jaicós recebeu, nos dias 17 e 18 de maio, a Carreta Ponto Final da Hanseníase, uma ação do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Na unidade móvel de saúde, os pacientes passam por consultas médicas e de enfermagem, e são avaliados através de exames e testes de sensibilidade, além de receberem orientações sobre métodos de prevenção e controle, e sobre a importância da adesão ao tratamento da hanseníase.

Durante os dois dias, 100 pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais da saúde, sendo diagnosticados 8 casos de hanseníase. Os pacientes diagnosticados com a doença foram orientados a realizarem o tratamento e encaminhados para Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou, em casos mais avançados, para a unidade de referência em Picos.

O enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, destacou que a Carreta da Saúde reforça as ações já realizadas no município, com foco na hanseníase. “O grande objetivo da ação é promover uma maior sensibilização na comunidade em relação a prevenção e combate da hanseníase, uma doença que tem tratamento gratuito e tem cura. Quando mais cedo for realizado o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento. O paciente poderá ter alta por cura”, disse.

Segundo Kainã, Jaicós é um município muito endêmico para a doença. “Nós temos muitos casos diagnósticos no município. Por isso essa preocupação da Secretaria Municipal de Saúde em estar reforçando as ações de prevenção”, acrescentou. Com a carreta, o município realizou um trabalho que chamou a atenção da população para o problema.

Publicidade

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS