Connect with us

GERAL

Chesf abre comportas de Barragem e aumenta nível de Rio no Piauí

Publicado

em

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) abriu semana passada as comportas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, e aumentou o nível do Rio Parnaíba nos últimos dias. Em cinco dias foram 4% de vazão, que deixou bares localizados nas coroas em Teresina alagados.

“É daqui que a gente tira o nosso sustento. Chegamos aqui em junho e agora tivemos essa surpresa. Essa cheia, a gente não estava esperando e agora é voltar para cara”, disse a comerciante Keila Veras.

Já para outros comerciantes, a notícia assusta, mas não desanima. “Todo ano eles soltam água para gerar energia, especialmente no B-R-O bró. A gente já estava esperando. Vamos aguardar mais um pouco, se continuar subindo a gente vai embora para casa”, declarou o comerciante José Soares.

A Chesf informou que o reservatório atualmente está com 65,73% do volume útil e que desde da última terça-feira começou a liberação de água na barragem, como forma de preparação para o mês de novembro, quando realmente começa o período chuvoso na Bacia do Rio Parnaíba.

De acordo com a Companhia, não há previsão de liberação de água essa semana, mas será feita uma avaliação na próxima semana para saber se haverá mais uma liberação.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS