Connect with us

GERAL

Cidade do Piauí regista 17 °C nesta madrugada; veja previsões

Publicado

em

Muitos teresinenses estão estranhando o clima que a capital piauiense tem apresentado nos últimos dias. Acostumados com o calor, Teresina tem registrado mínimas de até 17°C. A informação foi dada ao OitoMeia pela meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) Sônia Feitosa.

“Essas temperaturas amenas em julho é normal, o diferencial neste ano está na intensidade com que essas temperaturas estão aparecendo, já que climatologicamente já era para ter acabado. Na madrugada de hoje, por exemplo, foi registrado 17°C, provavelmente as temperaturas com essa forte intensidade vão durar até agosto”, disse a meteorologista.

Sônia disse que o motivo desse frio na cidade se dá por conta da massa polar que se forma no Pólo Sul. “A massa polar se forma e vem pela Argetina chegando ao Centro-Oeste do Brasil até chegar aqui no Nordeste, uma coisa puxa a outra. Outra massa que tem inteferido no clima teresinense é a massa de ar seco, ambas inibem a presença de chuva mas aumentam o frio na cidade”, explicou.

https://www.oitomeia.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Teresina-600x405.jpg

Nesta madrugada Teresina registrou 17 °C / (Foto: Reprodução site Clima tempo)

REGISTRO DE FRIO

Publicidade

Essa já é a segunda vez que Teresina registra a madrugada mais fria em menos de cinco dias. A primeira vez foi no dia 13 de julho registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 19,5°C, no dia 23 de junho. No ano passado, a menor temperatura em Teresina também foi de 17,0°C registrados em julho e em agosto.

As baixas temperaturas no Nordeste ocorrem especialmente por causa da grande perda radiativa (perda de calor) das noites sem nuvens.

“Os pontos mais frios são no Sul e Sudeste do Estado, Oeiras por exemplo, registrou 12,8 ° C na quinta-feira. Esse não é um sistema fixo, ou seja, ele pode mudar a qualquer momento, até quinta-feira a previsão é que as mínimias continuem, mas a partir de quinta pode mudar, o certo é que até agosto a previsão é desse clima frio”, frisou.

CHUVAS

Segundo a meteorologista, as massas polar e de ar seco inibem a presença de chuvas, mas segundo as previsões pode haver chuvas leves durante a semana. “Pancadas de chuva podem acontecer, nessa semana tudo indica que tenha uma chuvinha de leve”, falou.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS