Connect with us

GERAL

Fundação Oswaldo Cruz estuda implantação de núcleo na Serra da Capivara

Publicado

em

Com sede piauiense prestes a ser licitada no próximo mês de setembro, a Fundação Oswaldo Cruz  (Fiocruz) já vislumbra a ampliação de parcerias no estado. Em visita à sede nacional, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (20), o governador do Piauí, Wellington Dias, foi recebido pelo diretor presidente da Fundação, Paulo Gadelha; pela coordenadora geral de Pós-graduação, Cristina Guilam; pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade; e pelo piauiense e diretor José Damasceno.

Em reunião de trabalho e almoço, com uma rápida participação na reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz, foi apresentado o projeto arquitetônico da sede da Fundação no Piauí. Atualmente, a Fiocruz possui apenas um escritório no estado, mas executa diversas ações em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

A sede será construída em terreno cedido pelo Serviço de Patrimônio da União, pertencente à Universidade Federal do Piauí, nas proximidades do Zoobotânico de Teresina. Para a execução da obra, a Fiocruz pediu apoio do governador para liberação de emenda no valor de R$ 8 milhões. “Terão todo o meu empenho. Tenho certeza que nossa bancada Federal apoiará essa causa”, afirmou Wellington Dias.

Em outubro, o diretor geral da Fiocruz, Paulo Gadelha, e sua equipe vêm ao Piauí participar de evento em Parnaíba. Na ocasião, o governador pretende conduzi-los até a Serra da Capivara onde a Fiocruz estuda implantação de um núcleo de estudo e pesquisa internacional.

Parcerias foram sinalizadas para a oferta de bolsas de estudo, com as escolas técnicas para formação em Saúde, na área de mudanças climáticas e barragens sequenciais para áreas úmidas, recarga do lençol freático e irritação.

Publicidade

O governador propôs visita à base de Ensino Tecnológico do Estado, em Teresina, na TV Antares. Atualmente, 177 municípios são beneficiados com aulas transmitidas pelo sistema.

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS