Connect with us

GERAL

Governo mantém fim do horário de verão para as 0h de domingo após cogitar adiamento

Publicado

em

Os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão alterar novamente os ponteiros. À meia-noite deste sábado (21/02), para marcar o fim do horário de verão, os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Dados preliminares do Ministério de Minas e Energia apontam que a redução estimada da demanda, entre 18h e 21h, tenha sido de até 1.970 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste — equivalente ao dobro da demanda de Brasília — e de 625 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução total de cerca de 4,5%.

“A previsão de ganhos com redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MWmed no subsistema SE/CO, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MWmed no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis”, informou o governo, em comunicado.

A redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. O ministério também estima que tenha havido um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de cerca de 0,4% no sistema SE/CO e 1,1% no sistema Sul.

O principal objetivo da medida, que é adotada todos os anos, é aproveitar melhor a luz solar durante o verão. Com o adiantamento de uma hora nos relógios, há uma redução na demanda máxima de energia elétrica nas horas em que ocorre a maior demanda do sistema elétrico.

Publicidade

Fonte: Epocanegocios

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS