Connect with us

GERAL

Hortelã: conheça os benefícios para a saúde

Publicado

em

A pessoa pode até não conhecer todos os benefícios da hortelã para o organismo, mas com certeza já usou de alguma forma. Seja na sua forma pura, no chá, em sucos ou em outras receitas, a hortaliça é bastante popular.

A planta medicinal e aromática é originária da Ásia, mas adapta-se muito bem a praticamente todas as condições climáticas. Por isso, é amplamente cultivada e conhecida. Possui mais de 600 tipos catalogados.

Todos têm as mesmas propriedades: digestiva, tônico estomacal, antisséptica e contra gripes e resfriados. A folha de hortelã é usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.

Consumo

O chá de hortelã, por sua vez, também é famoso por seu efeito calmante. Na culinária, a folha é utilizada como tempero, combinada com legumes, verduras, suco de frutas, no preparo de saladas, smoothies e como aromatizante em certos produtos alimentares.

Publicidade

Vale lembrar ainda que, da extração do seu óleo essencial, temos o mentol, substância da classe dos terpenos, cujo principal uso se dá na fabricação de pomadas, cremes, pastas de dentes, gel e cremes anti-inflamatórios. Por vezes, a hortelã é cultivada como planta ornamental.

Benefícios

A hortelã é estimulante do sistema digestivo, sendo ótima para solucionar diversos problemas como má digestão, náuseas, vômitos e flatulências. Muito usada também para tratar gripes e resfriados, já que ajuda a descongestionar o nariz e limpar os pulmões, facilitando a expectoração.

Como é rica em vitaminas A e C e fonte de ferro, faz bem para o sangue. Além de conter cálcio, mineral importante para a formação de ossos e dentes, possui também propriedades antioxidantes e calmantes, sendo empregado nas palpitações e tremores nervosos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS