Connect with us

GERAL

No aniversário de Padre Marcos, vice-prefeito Valdo Benedito lança livro com história do município

Publicado

em

O município de Padre Marcos, berço da educação no Piauí, completou 55 anos de emancipado nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro. A mais importante data do calendário local foi amplamente comemorada, e um dos eventos que marcou o aniversário foi a solenidade de lançamento do livro intitulado “Raízes de Padre Marcos: Memória e legado dos que sonharam e construíram”, obra de autoria do atual vice-prefeito do município, Valdo Benedito da Silva.

O evento solene foi realizado na Câmara Municipal e foi bastante prestigiado por autoridades e a sociedade civil, inclusive, por personalidades que tiveram participação importante nos 55 anos de história do município de Padre Marcos, vários ex-prefeitos e o ex-deputado estadual Homero Ferreira Castelo Branco Neto.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA SOLENIDADE!

O livro, com 254 páginas, retrata memórias do lugar, desde a sua criação, nos tempos da Fazenda Boa Esperança, onde em 1820 foi criada a primeira escola do Piauí. A obra relata o processo emancipatório do município, registra acontecimentos políticos-administrativos, traz histórias de famílias tradicionais e fala sobre a criação dos povoados e a organização da zona urbana, com a criação, delimitação e denominação de bairros da cidade, com homenagens a diversas personalidades.

O escritor Valdo Benedito explicou que o livro “Raízes de Padre Marcos” tem, também, um capítulo sobre as eleições municipais e aprofunda-se com as memórias e legados dos que sonharam e construíram. O livro, segundo o autor, é um resgate de valores históricos e culturais do município, que estavam a caminho de se perder com o passar do tempo.

Publicidade

“Sentimos, pois, a necessidade de nos redimirmos dessa dívida de gratidão para com a nossa Padre Marcos e com os que sonharam e lutaram, como Zezito Moura, Dr. Francisco Macedo e tantos outros, para que Padre Marcos pudesse ser a cidade que é hoje”, disse. O propósito, segundo Valdo, seu cumpriu em uma obra de 254 páginas, formado por diversos documentos históricos, por depoimentos historiográficos e por diversos fotografias. “Conseguimos fazer um livro bastante rico em informações. Foi costurando retalhos de memórias e fragmentos da vivência de diversas pessoas”, acrescentou.

Em sua fala, o autor destacou a figura de Marcos Macedo, que estudou na Escola Boa Esperança, foi criado e educado pelo Padre Marcos de Araújo Costa. “Bacharel em Direito, juiz, foi Intendente do Crato-CE, foi deputado pela província do Ceará, o que justifica o nome dado em sua homenagem a uma das ruas da capital do Ceará, Fortaleza. Marcos Macedo foi presidente da província do Piauí por influência do seu pai adotivo Padre Marcos, entre 1847 e 1848. Isso é coisa importante!”, pontuou Valdo.

Ao falar sobre a história da fazenda Boa Esperança, hoje, cidade de Padre Marcos, Valdo Benedito lembrou do casarão sede da fazenda, que já não existe mais, e exibiu algo do que restou, um retrato ampliado e exposto no evento, e a chave do casarão, sendo calorosamente aplaudido.

No evento, o vice-prefeito Valdo Benedito presentou os ex-prefeitos presentes ou representados pelos seus familiares com um exemplar do livro. O escritor também autografou sua obra.

Após o lançamento do livro “Raízes de Padre Marcos: Memória e legado dos que sonharam e construíram”, aconteceu a sessão solene de entrega da Medalha Padre Marcos do Mérito Municipal a 17 personalidades.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS