Connect with us

GERAL

Prefeitura de Vera Mendes mostra ações desenvolvidas no 1º semestre em audiência pública

Publicado

em

Na tarde desta quinta-feira, 12, a Prefeitura  de Vera Mendes, através do prefeito, Milton Oliveira juntamente com seu secretariado,  realizou uma audiência pública para a prestação de contas das ações realizadas pelo município durante o primeiro semestre de 2019.

A 11ª audiência pública,  que atende o que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, aconteceu na Câmara Municipal, quando os gestores apresentaram a situação financeira de cada pasta e as ações desenvolvidas de janeiro a junho de 2019.

O evento foi aberto pela secretária de Educação, Elisângela Marques, e em seguida o assessor contábil, Edivaldo Fontes,  parabenizou o município pela realização da prestação de contas perante a população de Vera Mendes, e por  estar cumprindo uma obrigação constitucional que é a Lei 101, de responsabilidade fiscal.

Em seguida,  o assessor contábil, fez uma explanação sobre o balanço geral, apresentando as receitas e as despesas do município. Ele explicou, que o prefeito Milton Oliveira cumpriu com os limites constitucionais, em que na  Educação foram investidos  25,30%, quando o mínimo previsto é de 25%, e com Fundeb foram investidos 63,79%. Na Saúde, o mínimo previsto é de 15%, e foram gastos  os recursos corresponde a 20,32%.

Ainda de acordo com Edvaldo, a  administração, também, cumpriu com os gastos com pessoal e encargos sociais, com 45,19%, cujo limite é de 54%. Para Câmara Municipal foram repassados 3,50%.

Publicidade

A controladora interna, Fernanda Silva, explanou sobre as ações desenvolvidas na Administração, quando citou a sanção de quatro novas leis municipais e  aquisição de sete bombas para poços de diversas localidades na zona rural.

Fernanda citou, também, e a adesão ao garantia safra, onde a gestão  pagou R$ 18,870, de contrapartida,  a  a manutenção da iluminação pública, recuperação da  ladeira da Jibóia, e de todas estradas vicinais e a  recuperação de calçamento de  ruas, além da pavimentação da Cohab.

De acordo com a controladora, foram realizados diversos eventos, como a festa da mães,  festival junino do Sítio do Meio, evento alusivo ao 18 de maio,  capacitação para candidatos ao Conselho Tutela, e a entrega de  equipamentos para academia de saúde, para os agentes do comunitários de saúde e a entrega um carro para o Conselho Tutelar.

Elisângela Marques,  prestou contas das realizações da Secretaria de Educação. Foram promovidos, a campanha de busca ativa escolar, semana pedagógica, entrega de kits escolares,   construído uma sala e um banheiro na escola José Antônio da Vera, aquisição de bebedouro para o Ginásio Municipal e de um freezer para Secretaria e a entrega de fardamento e servidores da educação.

Além de eventos como, semana de prevenção  da gravidez na adolescência,  dia da mulher,  dia mundial da água,  dia do circo, chamada pública da agricultura familiar, projeto do livro infantil e da árvore da leitura,  páscoa nas escolas, participação do seminário Saeb,  festa do dia das mães , caminhada de combate a violência sexual,  dia da saúde no trânsito,  semana do meio ambiente, aulas de campo,  são joão do Sítio do Meio, merenda escolar, reunião intermediária do Selo Unicef e  encontro do FNDE.

Publicidade

A secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, apresentou um relatório completo de todas  as ações específicas realizadas na pasta, citando números de atendimentos, procedimentos, investimentos, campanhas, capacitações, entre outras, que contém informações referentes a toda movimentação  promovida no 1º semestre.

Conforme a secretária, foram realizados um total de 16,081 atendimentos,  1,209 avaliações, 135 atividades coletivas, 600 consultas odontológicas,  16. 081 procedimentos, 281 procedimentos e  pequenas cirurgias, 1.826 administrações  de medicamentos, 211 testes rápidos, 1.174 procedimentos de saúde bucal, 6.174 visitas domiciliares,9.347, relatórios de acompanhamentos, 2.228 tipos de acompanhamentos, 1.174 buscas ativa e 47 encaminhamentos para  tratamento em centros de saúde fora do município.

Como também,  a realização das campanhas, janeiro branco e roxo, abril verde, maio amarelo, prevenção de gravidez na adolescência, além de reuniões, oficinas e capacitações,  manutenção de unidades de saúde,  entrega de fardamentos e equipamentos para academia de saúde, entrega de repelentes para grávidas e campanhas de vacinação

Foram  realizados ainda, a plenária de saúde, semana de saúde na escola, comemoração da páscoa, participação na festa das mães,  na caminhada contra a exploração sexual, na conferência  estadual de saúde e na 6º amostra Piauí,  bem como, pacientes beneficiados com cirurgia de carata, e atendidos na oficina  ortopédica do Ceir, além de entregas de cadeiras de rodas e andador,  de equipamentos para farmácia municipal  e de lixeiras adequadas para a UBS da sede.

A secretária de Assistência Social, Andreia Sampaio, também apresentou as ações da pasta, quando explanou sobre os serviços ofertados tanto pela pasta, como pelo CRAS.

Publicidade

Segundo Andreia, são 1.081 famílias cadastradas no CadÚnico e 645 beneficiários  do Bolsa Família e 12 no BPC. Ainda de acordo com a gestora, ao todo foram 594 atendimentos, 300 famílias acompanhadas, 33 visitas domiciliares e 25 reuniões de grupos, e 222 cadastros realizados no programa Bolsa Família.

A secretária, também, listou os eventos promovidos, dentre carnaval dos idosos,  reuniões, mobilização de campanhas temáticas, palestras, atividades do projeto Gestação Feliz,  atividades de balé, ações da eleição do Conselho Tutelar, eventos de datas comemorativas com as crianças, adolescentes e idosos do SCFV,  dentre outros.

Foram ainda realizado a  entrega de cestas básicas, kits de enxoval, carteira do idoso, auxilio funerário, equipagem de sala com central de ar e forro PVC, longarinas e  cadeiras e a entrega do carro do Conselho Tutelar.

O prefeito Milton Oliveira,  falou sobre a importância de promover a prestação de contas para a população e  agradeceu a cada secretário e aos funcionários que tem feito a administração, quando frisou que a contribuição de todos tem essencial para o desenvolvimento da gestão.

Em outro momento, o gestor afirmou que sua administração segue no caminho certo. ” Nosso compromisso  é trabalhar sempre, com transparência e comprometimento, levando melhorias para o povo,  e acredito que estamos no caminho certo, claro que exitem muitos problemas, mas temos buscando solucionar,   e vamos continuar lutando por mais conquistas para nossa terra”, destacou.

Publicidade

Milton Oliveira conclui lamentando as mortes  ocorridas no município de Patos, deixando seus votos de pesar ás famílias pelas perdas.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS