Connect with us

GERAL

Senado aprova fim da tarifa de deslocamento em ligações de celular

Publicado

em

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que extingue a cobrança das tarifas de deslocamento – as chamadas roaming – em ligações de celular. Esse valor é cobrado do consumidor quando ele está fora da área para a qual o aparelho foi habilitado.

O Projeto de Lei do Senado 85/2013, cujo o relator é o senador Walter Pinheiro (PT-BA), foi aprovado em caráter terminativo e segue para análise da Câmara dos Deputados. O político defendeu a iniciativa como uma forma de baratear as tarifas telefônicas. “Aqui no Brasil, o minuto do celular é um dos mais caros do mundo, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80% são aparelhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações estamos vencendo, por etapas, com a aprovação de  medidas como a proposta aprovada hoje”, afirmou.

Como é cobrado hoje

O preço da tarifa de deslocamento celular varia entre as operadoras e o tipo de plano que você usa. Existem planos que oferecem tarifas especiais para quem viaja muito para fora de sua área de cobertura normal. Algumas operadoras, dentro de áreas em um mesmo estado, não cobram a tarifa de roaming. O custo do roaming interurbano está entre R$ 1,40 a R$ 1,63 por minuto. Tal custo deve ser pago pelo cliente quando ele sai da sua área de cobertura, seja viajando para uma cidade de código diferente no mesmo estado ou viajando para um estado diferente. Não há, no entanto, um valor fixado pela Anatel para a cobrança de roaming.

 

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS