Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha promove capacitação para profissionais do Programa Criança Feliz

Publicado

em

Nos dias 10 e 11 de julho aconteceu a 1ª parte da capacitação do Programa Criança Feliz – Módulo I – Guia de Visitas. A capacitação foi ministrada pela assistente social e supervisora do programa, Helena Nara. A 1° parte da capacitação – Módulo I – Guia de Visitas, teve duração de 20h e foi realizada na sala da Secretaria de Assistência Social, situada na Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí. A inciativa se dá através da Prefeitura de Alagoinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O programa Criança Feliz (PCF) tem desempenhado importante papel ao alcançar famílias do Programa Bolsa Família (PBF), possibilitando gestantes e crianças a se desenvolver com as visitas domiciliares. Para alcançar os objetivos do PC F, as visitas domiciliares são fundamentais, e para que elas aconteçam de maneira adequada, eficaz e efetiva, há a necessidade de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos visitadores e visitadoras, tendo em vista a garantia da efetividade do serviço prestado. A assistente social explica sobre a finalidade da capacitação.

“A capacitação objetiva o aperfeiçoamento de todos profissionais envolvidos na visita domiciliar, visando o desempenho de funções como: desenvoltura, ética e conhecimento contextualizado dos assuntos relacionados às políticas publicas sociais. Alguns dos objetivos estão voltados para sensibilizar os profissionais sobre a importância dos estímulos e das relações de cuidados protetivos para o desenvolvimento integrado na primeira infância, pilares, modelo de governança e demais aspectos que envolvam a operacionalização e a execução do programa criança feliz, tendo como objetivo principal o repasse do conhecimento aos visitadores e visitadoras”, explicou a supervisora Helena Nara.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Nana Sá, destaca que o investimento na primeira infância está relacionado aos contatos afetivos como carinho, amor, cuidados, dedicação entre outros fatores relevantes entre pais e filhos.

“O investimento na primeira infância está relacionado ao acompanhamento dos filhos para um crescimento saudável e também quanto a proximidade no que tange a afetividade, bons ensinamentos, o contato, a presença e formas de brincadeiras. São orientações de como crescerem tendo futuramente um bom desempenho e desenvolvimento”, destacou a coordenadora.

Publicidade

A secretária municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes, teceu elogios e disse que uma capacitação desse porte transforma a sociedade assistida porque os profissionais que participam saem com conhecimento aperfeiçoado.

“A capacitação tem um efeito que é aprimorar a competência dos profissionais no exercício de suas funções, e, feito isso, certamente vai melhorar também a assistência às pessoas assistidas como precauções para com a primeira infância, maior visibilidade quanto às políticas públicas, e de forma geral, melhorar o conhecimento dos profissionais, quanto a assistência para com a sociedade”, ressaltou a secretária Maria de Lourdes.

Dentro da metologia de capacitação foi realizada dinâmicas como provas e testes de conhecimento a cerca do conteúdo apresentado, visando trabalhar e aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais.

A próxima etapa da capacitação está prevista para acontecer nos dias 18 e 19 de julho, próxima quinta e sexta-feira, onde será trabalhado sobre os cuidados no desenvolvimento da criança – método CDC.

Estiveram presentes no primeiro módulo: a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes; a coordenadora do Centro de Referência da Assistências Nana Farias; o assistente social e assessor da SEMAS, Tancredo Paiva e o vereador Luis Alves onde fizeram a abertura da capacitação, demais servidores e agentes do Programa Criança Feliz.

Publicidade

     

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS