Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha promove reunião com o grupo ‘Mamães Saudáveis’ e faz entrega de kits

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (28) no Centro de Referência da Assistência Social, em Alagoinha do Piauí, foi promovida uma reunião com o grupo de gestantes “Mamães Saudáveis”. O grupo é acompanhado pelo CRAS do município.

A abertura foi feita pela assistente social, Angerli Sá, que deu as boas-vindas e explicou como funciona o grupo. De acordo com Angerli, o Mamãe Saudáveis é formado por mulheres gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família, onde são ofertados também kits para cada mulher que está no oitavo mês de gestação.

“O encontro é realizado a cada mês tendo como objetivo trabalhar temas educativos voltados às mulheres de primeira maternidade como também para mulheres que já são mães”, explicou.

“Quando a crianças nasce, a mãe migra para o grupo Crianças Feliz”, acrescentou a assistente social de Alagoinha do Piauí.

As reuniões acontecem mensalmente com profissionais diversos. Na ocasião teve a participação da nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fábiulene Sá. A profissional abordou no decorrer do evento, sobre o processo de alimentação adequada, voltado ao período gestacional e o pós-parto, orientando os tipos de nutrientes, vitaminas, minerais, ferro, cálcio e outras formas de manter a boa alimentação.

“Não deve ser excluído nenhum tipo de nutriente durante a gestação. No entanto, é necessário ter cuidados em relação ao ganho de peso ideal, para que não exceda o peso normal e assim provoque inchaço. É importante o consumo de líquidos e fibras para evitar a constipação”, recomendou.

Em relação alimentação saudável preventiva, foram abordados cuidados para que o bebê evite o que conhecemos como espremedeira e cólicas nos três primeiros meses de vida. Entretanto, outro fator colocado na palestra é o aleitamento materno, como alimento natural que deve ser mantido pelo menos até os seis meses de vida da criança, pois as vantagens são essenciais para manter o bebê saudável.

Publicidade

“É importante manter o aleitamento até o sexto mês como fonte alimentar exclusiva. O leite materno já vem na temperatura ideal e não tem desperdício porque o bebê só mama o necessário, sendo um alimento de fácil digestão”, orientou.

“É necessário que a gestante evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, frituras, café, cigarro e doces porque são alimentos que podem provocar danos à saúde do bebê como espremedeira e cólicas, pois a alimentação da mãe é o reflexo da criança”, alertou.

Durante a gestação e o pós-parto, são necessárias algumas medidas para a mãe. A alimentação equilibrada e a atividade física, conforme explica a nutricionista, é importante para manter o peso ideal.

“É de grande relevância que a mãe mantenha uma alimentação equilibrada, não ingerindo comida gordurosa, não permanecendo por muito tempo sentada. É recomendável comer de três em três horas e fazer atividades físicas após trinta, quarenta dias do parto”, pontuou.

A reunião foi um momento rico de informações e orientações para as gestantes. A assistente social e coordenadora do Programa Criança Feliz, Helena Nara, também ministrou palestra e explicou o sobre o funcionamento do programa.

Publicidade

“O programa atende crianças de 0 a 3 anos e gestantes que são beneficiárias do programa Bolsa Família, além de crianças de 0 a 6 anos beneficiadas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Consiste também em fazer um acompanhamento através de visitas semanais (as crianças) desenvolvendo atividades que fortaleça o vínculo entre pais e filhos, bem como atividades que ajudam no desenvolvimento cognitivo, motor e de percepção.  Além das visitas semanais existe também as visitas quinzenais para gestantes, afim de dar suporte e apoio, dentre outras informações” explicou.

“Esse ano o Programa Criança Feliz fará um evento, uma roda de conversa, para discutir a temática da amamentação tratando das dificuldades que muitas mães encontram e que as levam até mesmo a desistência. Essa temática foi muito bem aceita pelas gestantes do grupo, uma vez que muitas delas relataram já terem passado por uma experiência difícil em outras gestações. Então esse evento vai acontecer em agosto. Denominado de Agosto Dourado, visa beneficiar não somente as mães de primeira maternidade, mas também ajudar as outras gestantes a não passarem por outra experiência difícil na amamentação”, concluiu a assistente Nara.

Ao final do encontro, houve entrega de kits pela coordenadora do Cras, Nana Farias, juntamente com a nutricionista e assistente social, contemplando às gestantes que participaram da reunião e que estão inscritas no Cadastro Único, acompanhadas pelo CRAS.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS