Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Palestras com os pais e alunos marcam 1º e 2º dia da VII Semana Cultural MJM; fotos

Publicado

em

Com o objetivo de proporcionar aos alunos condições de se desenvolver, tornando-se cidadãos críticos com identidade cultural, valorizando a sua história e propondo os caminhos de construção de um outro mundo possível, que sonhamos e desejamos, a Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia, da rede municipal de ensino de Alegrete do Piauí, com apoio da Prefeitura Municipal, realiza no período de 17 a 21 de setembro, a VII Semana Cultural 2018.

Esta edição da Semana Cultural traz como temática “Alegrete do Piauí: nossa história, nossos sonhos”. Entre as atividades desenvolvidas estão, a realização de Palestras, Torneios de Futsal e Handebol, Dia de Lazer, Gincana Cultural, Desfiles e Festa de Encerramento.

As atividades alusivas a Semana Cultural, tiveram início na tarde desta segunda-feira, 17, às 15h, no Espaço Cultural, com a solenidade de abertura e uma palestra voltada para os alunos.

A abertura contou com a presença do diretor da Escola, José Sabino de Lima – o Bidunga, a coordenadora, Leilian Maria de Alencar, a secretária da escola, Maria Josina de Sousa Araújo, a auxiliar, Kátia Bezerra. Também esteve presente a secretária de Educação Valdenia Silva, a supervisora de ensino Jessica O’hara, a representante do Conselho Municipal de Educação, Neta Ramos, o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa, além de professores, servidores diversos e os mais de 200 alunos da referida escola.

Na ocasião o diretor da escola, professor Bidunga, deu as boas vindas aos presentes e falou sobre a realização da Semana Cultural.

“Nos próximos quatro dias, a VII Semana Cultural MJM 2018, ganhará vida através de todos aqueles que carregarão um pouco dela em si e darão de si um pouco por ela. A variedade de atividades que serão realizadas marca a intenção de saciar a sede de quem sabe que nada sabe e, assim, ao invés de fechar as portas para o novo, as escancara, em prol do sucesso da próxima lição. É desarma-se conscientemente, inocente na arte do aprendizado. É mergulhar no assunto dominado por terceiros de peito aberto e ouvir as colocações daqueles que desejam que ao menos uma gota do seu ‘saber’ respigue neles. Quando o conhecimento é a moeda de troca, não há crise econômica que o desvalorize. Em cada debate, em cada palestra, inclusive nesta abertura, mesmo que aparentemente não fique muito claro, tenham a certeza de que a História de Alegrete do Piauí e os Nossos Sonhos estarão em cada palavra dita, em cada gesto, em cada apresentação e no prazer de desvendar o infinito universo que nos espera. A todos uma excelente Semana Cultural”, disse o gestor escolar agradecendo a todos os profissionais e alunos envolvidos, assim como a Prefeitura e demais secretarias.

Publicidade

A coordenadora da Escola, professora Leilian Alencar, reforçou o compromisso da escola com o desenvolvimento do alunado. “Desejo que nossa semana seja de muito sucesso. Assim como as edições anteriores”, pontuou.

A secretária de Educação, Valdenia Silva, também frisou a importância da Semana Cultural. “Uma semana desta marca a vida escolar dos alunos. Que vocês aproveitem ao máximo as atividades. A escola está de parabéns e nós estamos aqui para apoiar e dar nossa contribuição”, disse.

A supervisora de ensino Jessica O’hara, ressaltou a escolha do tema geral da semana. “É muito bom ver todos os alunos reunidos. Desejo que a semana seja de muito aprendizado. Parabenizo a escola pela escolha do tema. Que vai evidenciar a história da nossa querida Alegrete do Piauí” salientou.

Após a cerimônia de abertura, o professor George Oliveira, proferiu uma palestra direcionada aos alunos com o tema “Alegrete do Piauí: das raízes ao progresso”, na ação, George que é graduado em história pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Poeta, Cantor e Compositor, membro ativo da Loja Maçônica, Força e União Alegretense do Município de Alegrete do Piauí e Aator do hino e da bandeira de Alegrete do Piauí, explicou sobre a nossa origem com base em um estudo de conclusão que ele fez no seu curso.

_2º dia:

Publicidade

O segundo dia da VII Semana Cultural MJM 2018, teve início logo cedo, às 7h da manhã, com uma palestra com os pais dos alunos que estudam na referida escola, e tratou sobre o seguinte tema: “Família: construindo histórias e transformando em sonhos”. A palestrante foi a professora Cícera Quitéria, formada em História pela FAFOPA, Pós graduada em Gestão em Educação com Ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Dr. Leão Sampaio, no estado do Ceará e  graduada na escola Bíblia Internacional Rhema Brasil.

Após a palestra, as mães, pais, responsáveis pelos alunos presentes deliciarem um rico café da manhã, que foi preparado por todos os integrantes da equipe da U. E. Maria Juceneuda Maia.

A programação segue nesta tarde de terça –feira e durante toda a semana. Veja:

 13h00min – Jogos Estudantis: 1ª fase

  • Abertura dos Jogos
  • Execução dos Hinos
  • Futsal Masculino: Infantil
  • Futsal Masculino: Juvenil
  • Handebol Feminino: Infantil Juvenil

Local: Centro Esportivo José Amirtes

3º DIA: 19/09/2018 – Quarta-feira

Publicidade

07h30min – Jogos Estudantis: Semi-Finais

  • Futsal Masculino: Infantil
  • Futsal Masculino: Juvenil

Local: Centro Esportivo José Amirtes

14h30min – Jogos Estudantis: Finais

  • Futsal Masculino: Infantil
  • Futsal Masculino: Juvenil
  • Handebol Feminino: Infanto Juvenil
  • Jogo dos Pais: Ímpares x Pares
  • Entrega das Premiações

Local: Centro Esportivo José Amirtes

 4º DIA: 20/09/2018 – Quinta-feira

08h00min – Saída da Praça (Centro)

  • Dia de Lazer

Local: Chácara do Chico Alberto

 5º DIA: 21/09/2018 – Sexta-feira

Publicidade

18h30min – Gincana Cultural

  • Equipes: Ímpares x Pares

 21h00min – Desfiles

  • Garota MJM 2018
  • Garoto MJM 2018

22h00min – Entrega das Premiações

  • Gincana e Desfiles

22h30min – Festa de Encerramento

  • Danceteria Ruan Som e DJ Júnior

Local: Centro Esportivo José Amirtes

_Veja mais fotos da palestra com os alunos e com os pais:

 

 

Fotos cedidas por Francisco Silva/ Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS