Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa
Publicado por: Cleilson Silva Almeida | Data: 23/10/19

Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), promoveu na manhã desta terça-feira, 22, uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

A população concentrou-se na praça da igreja de São Francisco de Assis, e unida pela campanha saiu em caminhada até a UBS Antônio Lopes de Morais, onde aconteceu uma palestra, ministrada pela Dra. Janaína Soares, sobre o câncer de mama e colo de útero.

Durante a palestra, a médica alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são os principais alvos”, relatou a Dra. Janaina.

A profissional repassou os sinais e sintomas do câncer de mama como, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, inchaço na pele, dor na mama ou mamilo, entre outros sintomas.

Na ocasião, a médica também chamou atenção para o câncer de colo de útero, um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. A médica ainda destacou os fatores de risco, sintomas e tratamento da doença.

Logo após, foi servido um lanche, e os interessados puderam realizar os exames preventivos na UBS.

 

Em entrevista, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, falou sobre a relevância do movimento Outubro Rosa. “É muito importante à realização, porque estamos fazendo uma ação de prevenção, pois, além dessa passeata que alerta e conscientiza a população, nós também estamos oferecendo o exame de citologia, que é o meio mais eficiente para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer”, destacou Vanderlúcia.

A Secretária ainda expressou a felicidade de ver que a cada ano aumenta mais a participação das mulheres e o interesse em fazer parte da campanha de conscientização contra o câncer de mama.

_Fotos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

PICOS | Vias laterais da BR 316 recebem obra de asfaltamento

As vias laterais da Avenida Senador Helvidio Nunes, zona urbana de Picos, estão recebendo a tão sonhada obra de asfaltamento, esperada há anos pela população picoense. A empresa responsável pelo

Dia do Evangélico em Marcolândia contará com show em Praça Pública

Uma reunião entre o prefeito Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitu (PT), e os líderes evangélicos de Marcolândia tratou da realização das atividades alusivas ao Dia Municipal do Evangélico.

GERAL

Adesive seu carro e ganhe ingresso para o Picos Fest Berro

Quer ganhar um ingresso para o Picos Fest Berro? É muito fácil! A organização do evento fará um adesivaço nesta quarta-feira, dia 27, no estacionamento do Picos Plaza Shopping, a