Connect with us

Alegrete do Piauí

Governo autoriza construção de adutoras para Jaicós e Alegrete do Piauí

Publicado

em

Cumprindo agenda de trabalho em Brasília, nessa quarta-feira (2), o governador Wellington Dias se reuniu com o secretário nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual discutiu a crise de abastecimento que o Piauí enfrenta e debateu a necessidade de implementar alternativas rápidas e econômicas para dar solução aos efeitos da estiagem nos municípios de Pedro II, São Raimundo Nonato e região, Jaicós e Alegrete.

Wellington explicou que, nas negociações com a Defesa Civil, recebeu autorização para realizar as licitações que estavam pendentes e, com isso, o Estado vai poder socorrer as regiões mais críticas. Para Pedro II, a Secretaria Estadual da Defesa Civil ficou autorizada a licitar e contratar, em parceria com o  Instituto de Águas, serviços para construir pequenas adutoras para conexão com o sistema da bateria de poços.

“Além disso, vamos fazer uma proposta de alteração do termo assinado entre Governo do Piauí e Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 6 milhões”, explicou Dias, acrescentando que o acordo prevê que Secretaria Estadual da Defesa Civil informe que o Açude da Joana não terá condições de, a partir de janeiro de 2016, sozinho, abastecer a cidade de Pedro II, mesmo com o racionamento em vigor.

O governador informou ainda que foi acordado com o Ministério da Integração que, caso as adutoras e a bateria de poços sejam insuficientes para o abastecimento, será utilizado como alternativa o atendimento com carros-pipa, a fim de manter o plano de abastecimento.

A Defesa Civil piauiense apresentou plano de trabalho para São Raimundo Nonato e municípios ao redor e ficou autorizada a licitar a construção da adutora de engate rápido e bateria de poços do sistema de Serra Branca e do poço de São Brás. Wellington explicou que a equipe da Defesa Civil Nacional ficou de agilizar a aprovação do plano de trabalho. “Aguardamos a definição do ministro a respeito do valor que o Governo Federal vai disponibilizar para esta obra, o orçamento será de cerca de R$ 13 milhões”, declarou o governador.

Publicidade

poço de marruás linda

Wellington tratou ainda das condições de aprovação da adutora de engate rápido de Poço de Marruás, para Jaicós, e da adutora de Piaus, para Alegrete. A Defesa Civil foi orientada a apresentar plano de trabalho, com previsão de custos com despesas, para em seguida ser autorizada a realizar processo licitatório. “A Secretaria de Estado da Defesa Civil deverá apresentar os planos de trabalho para poços, incluindo poços profundos e sistemas, e o desassoreamento de pequenas barragens”, concluiu o gestor.

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS