Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Cursos de geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar são realizados no Pov. Esquisito

Publicado

em

Como parte da programação da II Feira Cultural da Agricultura Familiar, do povoado Esquisito e região, zona rural de Jaicós, foram realizados nesta quarta (18) e quinta-feira (19) dois cursos de geração de renda voltados para o aproveitamento do pêndulo do caju e manejo da galinha caipira, que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar.

Os cursos foram realizados na Escola Municipal Damásio Eugênio. O professor Luiz Filho, representante do EMATER, que ministrou o curso de manejo da galinha caipira, falou da importância em abordar o assunto. “A importância do curso é porque a função do EMATER é levar conhecimento ao criador e agricultor rural. Na maioria das vezes eles criam galinhas caipiras, que ajudam na subsistência, então, eles necessitam de orientação em relação às vacinas, a forma como aplicar algum tipo de medicamento, as rações que precisam ser dadas desde o nascimento do pinto até a fase adulta, a aptidão da galinha e outras informações que levamos ao agricultor para que ele tenha uma melhor produção” explicou ele.

Além dos agricultores do povoado e região, participaram também do evento as vereadores Sirlene Lopes e Dalvenisa da Conceição, a Mocinha, que também fazem parte da organização do evento. Sirlene disse que o objetivo é aproveitar a realidade do povo da região. “Desde o ano passado estamos com um projeto aqui na comunidade, vendo as possibilidades de parcerias com o Emater, a SDR e a Prefeitura de Jaicós para a realização de cursos de geração de renda, aproveitando a realidade do povo dessa região para capacitar, orientar e para que eles aprendam a valorizar e fortalecer mais o que eles criam” falou.

Sobre o curso de aproveitamento do pêndulo do caju, ela disse que o intuito é aprimorar o conhecimento sobre o produto. “E o aproveitamento do pêndulo do caju, que é uma realidade, apesar de termos passados por dificuldades, este ano já temos um pouco do caju. Então, o intuito é que eles possam aprimorar o conhecimento do produto que eles tem para que possam não só vender, mas usar na família, no dia a dia familiar, na agricultura e também aprender para comercializar” falou.

A vereadora Mocinha disse que os cursos contaram com grande participação das comunidades. “Todas as comunidades tem aceitado e participado, os moradores são interessados e isso vai virar uma realidade no futuro” destacou.

Publicidade

A Feira Cultural é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura, Juventude, Esporte, Lazer e Turismo e apoio dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-PI), EMATER-PI, Câmara Municipal de Jaicós, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A programação continua no sábado, ás 08 horas, com a celebração de uma missa, que acontecerá na capela do povoado. A tarde, a partir de 16 horas, será realizada a final do campeonato de futebol. A noite, a partir das 19 horas acontecem apresentações com artistas da região, escritores, poetas e repentistas. E encerrando o evento, participam os cantores Zé Matias e Banda e Ivete Vaqueira.

Durante a feira, que este ano apresenta o tema “Apoiando e valorizando as diversas possibilidades da agricultura familiar”, os moradores da comunidade irão expor produtos do artesanato e culinária locais.

Estiveram presentes também o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Luvercy Carvalho.

 

Publicidade

Fotos (Francieldo Araújo | Cidades Na Net):

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS