Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Neném de Edite lidera pesquisa eleitoral em Jaicós com 58%; Mávio Silveira tem 29%

Publicado

em

O portal Cidades na Net inicia neste sábado, 18 de janeiro, a divulgação dos resultados de uma série de pesquisas eleitorais realizadas nos municípios da região de Picos. O objetivo é monitorar, ao longo da campanha eleitoral de 2020, a movimentação das opiniões dos eleitores.

A primeira pesquisa a ser divulgada foi realizada no município de Jaicós, pelo Census Instituto de Pesquisas, no dia 11 de janeiro, e ouviu 328 pessoas com idade superior a 16 anos e eleitor do município de Jaicós, sendo 155 na zona urbana e 173 na zona rural.

O levantamento foi realizado na zona urbana, nos bairros Alto do Adão, Matadouro, Nova Olinda, Pedrinhas, Boa Vista, Bom Sucesso, Centro, João Melé, Nossa Senhora das Mercês, Serranópolis; e zona rural, nas comunidades Baixão, Baliza, Capim, Esquisito, Gameleira, João Tubí, Lagoa do Sabino, Mulungu, Poço do Pato, Santo Antônio, Tanquinho, Angical, Croazal, Pau do Enxuí, Ponte Maria Preta, Saco da Serra, Santana 1, 2, 3, Sítio, Tanque do Batista, Vazante, Várza Queimada, Emburana.

O Instituto fez uma simulação com os pré-candidatos ao cargo de prefeito de Jaicós, das formas espontâneas e estimuladas. Em ambas, o atual prefeito, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, aparece na frente do seu principal oponente, o advogado Mávio Silveira.

Espontânea

Publicidade

Na pesquisa espontânea, onde não são indicados os nomes dos pré-candidatos. Conforme o levantamento, apenas dois nomes foram lembrados pelos entrevistados. Neném de Edite aparece com 47,56% dos pontos, seguido de Mávio Silveira com 20,12% pontos. Votos brancos e nulos somam 11,59%, e não sabe ou não quiseram opinar, 20,73%.

Gráfico da espontânea – Imagem: Sensus

Estimulada

O questionário da referida pesquisa também abordou a intenção de votos de forma estimulada, onde são indicados os nomes dos pré-candidatos. Neste, Neném de Edite também aparece na liderança com 58,54%. Mávio Silveira obteve 29,27%. Não sabem e não opinaram somara 7,32%. Brancos e nulos 4,88%.

Gráfico da estimulada- Imagem: Sensus

Rejeição

A pesquisa avaliou, também, o índice de rejeição dos pré-candidatos. O advogado Mávio Silveira aparece com 42,99% e o atual prefeito, Neném de Edite, tem 26,22%. Outros 22,26% não sabem ou não quiseram opinar.

Publicidade

Gráfico da rejeição – Imagem: Sensus

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro é de 5% para mais ou menos.

A pesquisa foi registrada no último dia 12 de janeiro no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, sob o número PI-01745/2020.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS