Connect with us

Jaicós

Projeto Semiárido Produtivo realiza encontro municipal com agricultores de Jaicós, Campo Grande do PI e Francisco Santos

Publicado

em

Produtores, agricultores e integrantes de movimentos sociais dos municípios de Jaicós, Francisco Santos e Campo Grande do Piauí, participaram nesta terça e quarta-feira, 05 e 06 de junho, do primeiro encontro municipal promovido através do Projeto Semiárido Produtivo, no município de Jaicós.

O evento, que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós, teve início na manhã da terça-feira, durante o qual foi apresentada a linha do tempo do projeto, mostrando todas as etapas já realizadas, como o encontro estadual, reuniões de comunidade, intercâmbio e diagnóstico.

No período da tarde, foi realizada uma mesa temática com a participação de colaboradores. A Assessora Produtiva no Núcleo de Execução do Piauí, Vanessa Neri, falou sobre a atividade. “Tivemos uma mesa temática, com a presença da vereadora Sirlene que relatou sobre a 2° Feira da Agricultura Familiar, que está sendo promovida na comunidade Esquisito e mais 18 comunidades que ficam no entorno, ressaltando a importância da mesma e a possibilidade de construir uma na sede de Jaicós. Também tivemos a colaboração de integrantes do Projeto Viva o Semiárido, que falaram sobre a atuação do mesmo em alguns municípios e também a participação do Raimundo Leal, que falou sobre projetos da Cáritas Brasileira Regional, que estão sendo desenvolvidos em Jaicós e Região. Tivemos também a fala do Afonso Galvão que falou de atividades do Movimento dos Pequenos Agricultores e encerramos com a fala do José Moacir, que é colaborador do IRPAA” explicou ela.

No segundo e último dia do encontro, pela manhã, os participantes realizaram trabalhos em grupo, respondendo a questionamentos sobre como avançar nos sistemas de produção das comunidades, possibilidade de investimentos coletivos, possibilidades de potencializar investimentos individuais, critérios para seleção das famílias de referência e para definição dos investimentos. Cada grupo apresentou as repostas dos questionamentos.

No período da tarde, foi realizada uma oficina temática, tratando sobre a convivência com o semiárido com foco nos sistemas de produção apropriados para a região. A oficina foi conduzida por José Moacir, coordenador do eixo de produção do IRPA.

José Moacir, que trabalha com atividades voltadas para a convivência com o semiárido há cerca de 28 anos, disse que o IRPAA e outras entidades e movimentos trabalham com o intuito de delimitar e caracterizar o semiárido. “Há 28 anos atrás não existia os termos convivência e semiárido, era sempre combate à seca e Nordeste ou sertão, desde então, o IRPAA e várias outras entidades e movimentos vem trabalhando essa questão de delimitar e caracterizar a região que vivemos. A região semiárida não é todo o Nordeste, é uma região dentro do nordeste e sudeste, que tem um bioma exclusivo, que é Caatinga, que tem toda uma peculiaridade por conta do seu clima, solo e vegetação e não existia nenhuma política pública voltada para o semiárido e o resultado disso era fome, sede, morte e imigração” relatou.

De acordo com José Moacir, o conceito de convivência com o semiárido, trabalha o semiárido como um lugar de produção, vida e cultura. “Nesses 28 anos estamos trabalhando esse conceito, o semiárido como um lugar de produção, vida, cultura, de alimento, é isso que temos chamado de convivência com o semiárido. Avançamos nesse sentido, hoje ninguém fala mais em sertão ou Nordeste, é o Semiárido, ninguém fala mais de combate à seca, mas de convivência com o semiárido e os Estados já começam a elaborar políticas de convivência, Piauí, Pernambuco e Bahia já tem e estamos caminhado no sentido de construir de fato uma identidade tanto do povo, como do ambiente natural do nosso semiárido” disse ele.

Publicidade

O evento foi encerrado com o planejamento do projeto para os 12 meses de desenvolvimento. Segundo Vanessa Neri, o próximo passo será a realização do encontro estadual. “Nosso próximo passo é o encontro estadual, onde a gente vai poder dialogar com o comitê local, composto por um representante de cada uma das comunidades, para a gente relatar o que aconteceu nesse encontro municipal e também para tomarmos algumas decisões, como quais agricultores poderão ser beneficiados com os investimentos individuais” informou ela.

Sobre o Projeto

Está em desenvolvimento nos estados do Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, o projeto Semiárido Produtivo, que é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), com o objetivo de organizar e fortalecer a produção agropecuária individual e coletiva de agricultores familiares que trabalham diretamente com a atividade.

O projeto, que é financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), trabalha com ações voltadas para a convivência com o semiárido. O projeto tem duração de três anos, e os agricultores beneficiados recebem investimentos nas áreas de criação animal, avicultura, apicultura, sementes crioulas, fruticultura e horticultura.

No Piauí, as ações estão sendo realizadas em 13 comunidades rurais distribuídas nos municípios de Jaicós, Geminiano, Campo Grande do PI, Queimada Nova, Itainópolis e Francisco Santos. Ao todo, 100 agricultores serão beneficiados.

Publicidade

Na cidade de Jaicós, as atividades estão sendo desenvolvidas na comunidade Santo Antônio, atendendo a 7 agricultores familiares.  Os agricultores foram cadastrados de acordo com critérios estabelecidos pela instituição financiadora, o BNDES.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS