Connect with us

Jaicós

Veja o que foi reivindicado pelos vereadores de Jaicós na sessão desta segunda, 13

Publicado

em

Cinco requerimentos parlamentares reivindicando diversas melhorias para o município de Jaicós foram discutidos, votados e aprovados pelo plenário em sessão ordinária da Câmara Municipal de realizada na noite desta segunda-feira, 13.

A vereadora tucana, Francisca de Lima Rodrigues (PSDB), foi autora de um dos requerimentos. A parlamentar solicitou do Escritório Regional da Eletrobras, em Picos, a realização de estudo ou a substituição do transformador responsável pelo atendimento da localidade Santana, nas imediações da “Igreja dos Crentes” na zona rural do município.

DSC_0139

Segundo a autora, a comunidade possui no seu aglomerado vinte e cinco residências, uma escola pública, uma Igreja Evangélica e três poços tubulares, no entanto, há tempos, a população vem sofrendo o descaso das constantes quedas e consequentemente a falta de eletricidade, sobretudo, quando esta utilizada simultaneamente.

“Como prova testemunhal, podemos citar o caso do senhor José Maurício de Carvalho, popularmente conhecido por Zé Moura, morador da comunidade que possui um poço tubular em sua propriedade. Quando utilizado simultaneamente aos demais existentes, a carga elétrica cai para 107 volts, e em alguns casos, chegando até mesmo não funcionar em razão da grande e drástica queda de energia, impossibilitando assim, o funcionamento das mais diversas estruturas e aparelhos elétricos domésticos”, justificou a vereadora, solicitando medidas da Eletrobras.

O vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT), apresentou requerimento direcionado ao Governo do Estado do Piauí e ao Ministério das Comunicações, solicitando a inclusão do município de Jaicós no projeto piloto de implantação da banda larga.

Publicidade

DSC_0121

Ao justificar o requerimento, o petista destacou que Jaicós tem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes e possui uma das maiores feiras do Estado do Piauí. “É um município pobre, porém, detentor de uma cultura exemplar, e o projeto banda larga vai otimizar o acesso à internet a toda a população. Com essa tecnologia de ponta e com uma boa estrutura de internet de fibra ótica, a cidade de Jaicós, além de proporcionar pontos de acesso livre de comunicação entre as repartições públicas, como a Prefeitura, Câmara Municipal e Secretarias, levará melhorias para diversos setores como praças, pontos de lazer e entretenimento”, disse o autor.

A vereadora Olisabel Macedo Silveira (PSB) foi autora de dois requerimentos. No primeiro, a parlamentar solicitou do presidente da Câmara Municipal a reforma e atualização da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara. “A nossa Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara encontram-se defasados, por nunca ter sido feito um trabalho de atualização e/ou reforma. É necessário fazer essas modificações, pois há diversos projetos nesta Casa que estão paradas dependendo de alguns ajustes no Regimento.  Há necessidade urgente em serem revistos, pois há muitas partes que não condizem com a realidade atual. Para que possamos desempenhar o nosso mandato a contento da população temos que atualizar o instrumento que regulamenta o funcionamento desta Casa de leis e do nosso município”, justificou.

DSC_0131

Num segundo requerimento, Olisabel solicitou que a prefeita do município de Jaicós envie para a Câmara o Projeto de Lei da revisão geral anual dos vencimentos dos servidores públicos municipais. A vereadora afirmou que tem sido procurada constantemente por servidores municipais que questionam sobre o aumento salarial. “É justo e necessário que se faça esse projeto, tendo em vista que o salário mínimo é reajustado a cada ano, e o salário dos servidores fica sempre defasado”, disse.

O último requerimento aprovado foi apresentado pelo vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB), presidente da Câmara Municipal. O parlamentar solicitou secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí uma viatura para a Companhia da Polícia Militar de Jaicós.

DSC_0136

Ao justificar o requerimento, o vereador Divino ressaltou que Jaicós possui uma população de quase vinte mil habitantes e está localizada em um entroncamento que dá acesso a diversos municípios, como Picos, Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Patos do Piauí, Itainópolis, além de dá acesso aos Estados de Pernambuco e Ceará.

Publicidade

“Jaicós está dentre aqueles na rota de fugas de assaltantes. A solicitação objetiva oferecer melhores condições de trabalho aos Policiais Militares que ora trabalham em nosso município, visando implantar políticas públicas de segurança que melhor atenda a necessidade da população, e também oferecer a estes policiais boas condições para executarem o patrulhamento ostensivo na sede e na zona rural do município”, disse.

DSC_0147 DSC_0151 DSC_0141 DSC_0118

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS