Connect with us

GERAL

Representantes de Massapê do PI participam do primeiro ciclo de capacitação do Selo Unicef, em Teresina

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí, foi representado pela articuladora municipal do selo Unicef, Joelma Araújo, Joice Canuto, da assistência aos dos Direitos da Criança e Adolescente e por Vanderlei Coutinho, mobilizador dos jovens, no 1º ciclo de capacitação do Selo Unicef, realizado na última segunda-feira (18), em Teresina.

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e deu início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada, do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda incluiu ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

O Selo UNICEF – Edição 2017-2020 foi lançado em maio e 1.902 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS