Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Padre Marcos lança campanha ‘#setembroamarelo’ pela valorização da vida

Publicado

em

“A vida vale apena ser vivida e juntos somos mais fortes”. Esse é o tema geral da campanha #setembroamarelo, realizada pela Prefeitura de Padre Marcos, que vai promover espaços de debates sobre o suicídio, além de divulgar e alertar a população sobre a importância de sua discussão e prevenção.

A ação é promovida em parceria com as Secretarias Municipais  de Saúde, Assistência Social,  Educação, além  do NUCA  e a articulação do Selo Unicef. O laçamento da campanha aconteceu na noite desta segunda-feira,  16, na Câmara Municipal, com a realização de duas palestras, que teve como público alvo os profissionais das pastas referidas acima.

Segundo a secretária de Administração,  Thuanny Mikaella, o  objetivo  é de promover a conscientização a respeito da prevenção do suicídio, difundir informações e  dissolver tabus e preconceitos, bem como, oferecer apoio, a quem possa precisar.

Thuanny frisou que o município Aderiu a  campanha de  uma forma diferenciada. “No município de Padre Marcos buscaremos   sensibilizar e estimular profissionais, famílias, adolescentes e comunidades em geral, com ações que valorizem os diversos motivos de viver e ser feliz, porque a vida vale apena ser vivida e juntos somos mais fortes”, frisou.

A secretária de  Saúde, Maria Lúcia Silva, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a campanha.  “Este é um momento muito importante onde iniciamos nossas atividades da campanha setembro amarelo, onde iremos promover uma mobilização, principalmente,   sobre a prevenção ao suicídio e pela  valorização da vida”, disse.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, também, deu as boas vindas e frisou a importância de  trabalhar a temática não somente durante a campanha, mas continuamente. ” Inicialmente quero desejar as boas vindas a todos, e dizer que este momento é muito importante, onde vamos tratar de saúde mental, e a nossa mensagem é de  que não fique somente durante essa campanha  é  um para reforçar, mas que possamos  trabalhar e abraçar essa causa todos os dias”, ressaltou.

A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga Vanessa Macedo, que abordou sobre a temática “Vamos falar de saúde mental”. Segundo ela, é  preciso  perder a vergonha e o receio de falar sobre o suicídio. “Precisamos falar sobre o assunto  para que possamos desconstruir tabus e compartilhar informações relacionadas ao tema, para termos as  ferramentas necessárias para o enfrentamento a esse problema”, explicou.

Vanessa disse  ainda,  que a maioria dos profissionais de saúde mental, tanto psicólogos quanto psiquiatras,  trazem na sua fala que as pessoas que cometeram ou tentaram o  suicídio,  foram  identificados com sintomas ou comportamentos, que  deixam claro, que elas tinham algum transtorno mental ou  que estavam vivenciando um conflito emocional. “Por isso, buscamos dentro dessa perspectiva trazer para vocês esse momento de diálogo para que possamos pensar a respeito da nossa saúde mental”, completou.

 

Durante a palestra,  ela  ainda discorreu sobre  questões de  como lidar com o adoecimento mental,  explanando sobre a importância de  desconstruir crenças, aceitar a nossa condição humana,  falar sobre o que sente e buscar ajuda profissional, bem como,  os aspectos que contribuem na qualidade de vida  e o autocuidado, quando citou a necessidade de se ter resiliência, saber filtrar o que houve, se colocar em primeiro lugar,  evitar pessoas tóxicas  e livrar-se da necessidade de agradar a todos.

A outra palestra foi  conduzida  pelo enfermeiro  e coach,  Ezequiel Dias,  que explanou sobre o tema “Faça acontecer”, quando motivou os profissionais a cerca do auto conhecimento e da importância de  comunicar-se.

Publicidade

“O que de fato temos feito acontecer na  nossa vida para alcançar a nossas metas e propósitos, é necessário dar verdadeiramente o primeiro passo, nos manisfestamos.  As vezes a dor que vemos no outro doe muito mais na gente, então o convite é que agente olhe para nos mesmos, com muita reflexão e amor, e perspectivas visualizando nossas frustrações, mas também, nossas potencialidades”, disse Ezequiel.

Além das palestras, foi realizado uma dinâmica e distribuído  panfletos informativos sobre a temática.  Ao término do evento foi servido um lanche.

As atividades da campanha #setembroamarelo seguem durante a semana no município. Nesta terça-feira, 17,  será realizada uma palestra,  às 14h,  com o tema ‘É preciso falar sobre tristeza”, para os idosos acompanhados pelo CRAS,  e uma oficina  às 15h30, para professores e adolescentes. 

Na quarta-feira, 18,  acontecerá uma palestra sobre o ‘Enfrentamento a vida’,  ás 14h, para responsáveis pelas crianças e adolescentes assistidos por programas sociais, às 15h30, será ministrada uma oficina sobre o tema “#nãodesistadevocê”,  para professores  e adolescentes da escola Dr. Francisco Luiz de Macedo. E ás 16h,  será realizada a palestra “O poder da ação”, para  a comunidade do povoado no Riacho do Padre.

No dia 26, de setembro, será promovida uma palestra com o tema “Enfrentando a vida”, para professores e adolescentes da escola Davi Severiano do Riacho do Padre.

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS