Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Saiba o que foi discutido pelos vereadores na última sessão da Câmara

Publicado

em

DSC_0215

O líder do prefeito na Câmara, vereador Adalberto Lopes (PP), foi primeiro a ocupar a tribuna da Casa no grande expediente na sessão ordinária realizada no sábado, dia 22. No início de seu pronunciamento, o parlamentar comemorou as fortes chuvas registradas no município, fenômeno que segundo ele, traz alegria para o homem do campo. “Lembro que na sessão passada a seca foi um dos assuntos debatidos pelos vereadores, e hoje, temos que agradecer a Deus”, disse.

Em outro momento, em resposta às informações solicitadas pelo vereador Wilson Vieira (PTB) na sessão passada, a respeito do recurso recebido pelo município de Patos, destinado à área da Educação, Adalberto informou que esteve reunido com o controlador interno e obteve a informação de que o prefeito Agenilson Dias fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí e aguarda um parecer no órgão fiscalizador, sobre a legalidade de repasse de parte desse recurso aos professores.

O vereador destacou, ainda, a aquisição de mais um ônibus destinado ao transporte escolar, com capacidade para mais de 50 alunos. “Parabéns ao prefeito municipal por mais essa conquista em benefício do município. “É mais conforto e mais segurança para os alunos”, disse.

Antônio Rufino, o Tonhão (PP), foi breve em seu pronunciamento. O parlamentar também comemorou a chegada das chuvas. “Infelizmente não foi em toda a região, mas em nosso município criou muito água e vai aliviar o sofrimento do agricultor”, disse. Ainda sobre o abastecimento de água, Tonhão informou que os caminhões da Operação Pipa, que estava suspensa, voltaram a abastecer a população do município. Sobre o abastecimento de água do povoado Cajueiro, o parlamentar frisou que a Prefeitura tem se mobilizado para resolver o problema e aguarda a visita de um técnico, prevista para os próximos dias.

DSC_0224

Francisco Ezequiel (PDT), da base aliada ao governo municipal, também agradeceu pelas chuvas. “Vai aliviar muito o sofrimento do povo. Esperamos que continue assim e que tenhamos um bom inverno, porque a situação estava difícil”, disse. O parlamentar também parabenizou o prefeito Agenilson pela aquisição de um novo ônibus para o transporte escolar e falou sobre o projeto aprovado na sessão, que autoriza do Poder Executivo a leiloar veículos considerados inservíveis. “Esses carros que estão com problemas, só guardados e sem utilidade. A despesa para consertar é muito alta. É melhor leiloar e com o dinheiro arrecadado, acredito que vai dar para comprar uns dois ou três carros novos e o município vai ter mais condições de atender a população”, disse Chiquinho.

Publicidade

As chuvas que caíram no município de Patos também foram agradecidas pelo vereador Cornélio Edmundo (PMDB), o primeiro da oposição a ocupar a tribuna.  Segundo ele, o homem do campo estava necessitando muito de água, tanto para o consumo dos animais, como para a criação de alimento. “Com a falta de água, a dificuldade do agricultor só aumenta”, pontuou. O parlamentar criticou a “Operação Pipa” por conta da redução do número de carradas de água para o município. “Os caminhões estão indo buscar água na cidade de Geminiano. Não tem como só dois carros pipa abastecer um município. Acho que dava para resolver o problema aqui mesmo, nem que o Exército perfurasse um poço para abastecer as pipas”, disse.

Em aparte, o vereador Tonhão esclareceu que o resultado da análise da água da barragem apontou que a mesma não é apropriada para o consumo humano, se não for tratada, ressaltando que não há indícios de contaminação. “É importante esclarecer que a água da barragem não está contaminada”, disse.

Cornélio falou, ainda, sobre a tramitação de projetos na Casa. O parlamentar defendeu o diálogo entre as bancadas sobre o regime de tramitação, antes da apresentação do projeto. E afirmou que sua posição quanto a votação das matérias é independente da bancada de oposição. Ele antecipou seu apoio ao projeto de lei que institui o Dia do Evangélico no município. “Nosso município tem muitos evangélicos e eles merecem ter o dia para fazer as comemorações”, finalizou.

DSC_0222

Wilson Vieira (PTB), líder da oposição na Câmara, também agradeceu e frisou a importância da chuva para o município. “Não resolve por definitivo, mas ameniza o sofrimento todos estão passando”, pontuou. O vereador também repercutiu a redução do número de carradas de água para o município de Patos. Segundo ele, antes da diminuição, eram em torno de 150 por mês, com a mudança, diminuiu para 30 carradas para cada caminhão. “Ou seja, reduziu mais de 50%”, afirmou.

Wilson falou sobre a reunião de encontro dos Territórios, ocorrida em Picos, onde foi empossado o colegiado do Território Vale do Guaribas, composto por 39 municípios da região, e discutidos pontos que serão acompanhados pelos membros do mesmo, dentre estes, o Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida e Pronatec.  O parlamentar finalizou solicitando informações sobre o andamento do processo de litígio do território do município de Patos com Jacobina do Piauí.

Publicidade

O vereador Luiz Evaristo (SDD) também agradeceu pelas chuvas. “Tem muita gente necessitando de chuva, e graças a Deus o inverno parece estar chegando”, disse. O parlamentar reivindicou a retirada de areia das margens da rodovia, cujo objetivo é evitar que a mesma seja arrastada pelas enxurradas para a pista.  Luizinho orientou que o Executivo cobre do Idepi ou da empresa que executou o serviço. “Acredito que deve haver uma garantia dessa obra por um determinado período”, pontuou.

O oposicionista cobrou, ainda, que o recurso arrecadado pelo município através da taxa de iluminação pública seja reinvestido em melhorias, ampliando a rede e substituindo as lâmpadas queimadas. “Com esse recurso, dá pra o município custear a manutenção da iluminação”, afirmou. O parlamentar voltou a fazer referência ao povoado Cajueiro, que segundo ele, está às escuras em algumas ruas.

O vereador José Hélio dos Santos (PDT), presidente da mesa diretora, foi o último a se pronunciar. Helinho também lembrou que na última sessão os vereadores debateram a seca e suas consequências da mesma no dia a dia da população e aproveitou para agradecer. “Deus é um pai bom e resta a nós ter fé e acreditar que teremos um bom inverno. Todos os patoenses estão mais felizes, principalmente o homem do campo, que tanto necessita de água para sobreviver”, disse.

DSC_0236

Helinho reiterou a importância do trabalho da Câmara no desenvolvimento do município e destacou o projeto de lei que institui o Dia do Evangélico no município. “Esse é um projeto de iniciativa minha, com entendimento com os pastores, e que chega a esta Casa por intermédio do Executivo. Uma importante proposta que objetiva valorizar e homenagear o público evangélico, que cresce mais a cada dia e é tão importante na construção da cidadania”, disse.

O vereador reforçou o pronunciamento dos colegas e lamentou a redução do número de carradas de água da operação carro pipa. Helinho sugeriu a união das bancadas e a formação de uma comissão para reivindicar juntos aos órgãos competentes o aumento do número. “Temos que nos mobilizar em defesa do nosso povo”, disse.

Publicidade

O presidente finalizou convidando os vereadores e a população a participar da audiência pública que será promovida pelo Prefeitura Municipal no dia 6 de dezembro, na Câmara Municipal. “Venham assistir a audiência e conhecer as informações importantes sobre o município… o que já foi feito, o que ainda se pretende fazer nesta gestão. É uma iniciativa de transparência do governo municipal”, disse.

DSC_0229 DSC_0231 DSC_0233  DSC_0239

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS