Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Três projetos são apresentados na Câmara Municipal e vereadores vão à tribuna

Publicado

em

Três projetos de lei e duas emendas modificativas, de autoria do Poder Executivo Municipal, foram apresentados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada no último sábado (9).

Nos projetos de números 07 e 08/2015, o Executivo solicita autorização da Câmara Municipal para a utilizar na manutenção dos veículos oficiais do município, os saldos remanescentes do recurso arrecadado nos dois leilões públicos realizados no ano passado.

O terceiro projeto apresentado – PL 09/2015 -, foi a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, instrumento que define as metas e prioridades da administração municipal para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2016.

Duas emendas modificativas aos projetos de lei 02 e 03/2015, que já tramitam na Câmara, também foram apresentadas na sessão. As emendas são relacionadas aos projetos que tratam do reajuste do piso salarial e do plano de cargos e carreira dos professores da rede pública municipal de ensino, respectivamente.

Todas as matérias foram encaminhadas para análise das comissões permanentes da Casa.

Publicidade

DSC_0552

Sem matérias para votação, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT). Em poucas palavras, o líder do prefeito na Câmara falou sobre os trabalhos limpeza das ruas e recuperação dos calçamentos, na sede, e do roço das estradas vicinais, na zona rural, que estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal. O vereador informou que o governo municipal vai dar início, também, aos serviços de recuperação das estradas vicinais do município.

DSC_0553

Antônio Rufino, o Tonhão (PP), vereador da base aliada ao governo municipal, também se pronunciou. Rapidamente, o parlamentar parabenizou e homenageou as mães pelo seu dia, comemorado no domingo, dia 10 de maio, e agradeceu a Deus pelas recentes chuvas registradas no município.

DSC_0555

O oposicionista Cornélio Edmundo (PMDB), trouxe questionamentos à tribuna. Ele indagou o líder do prefeito na Casa sobre os motivos que levaram às paralisações das obras no município. “As pessoas sempre me procuram e eu não sei responder”, disse. O parlamentar também perguntou sobre o início da recuperação estradas vicinais e disse estar desacreditado com o Governo do Estado. Em outro momento, Cornélio informou que foi procurado por um assessor do deputado Fernando Monteiro informando que o projeto de construção da adutora que vai interligar a barragem Poço de Marruá à cidade de Jaicós, está em fase de elaboração, podendo, inclusive, serem inseridos sistemas locais para abastecer comunidades situadas no percurso da adutora. O vereador disse que vai fazer um levantamento e verificar que localidade do município poderá ser beneficiada.

DSC_0558

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da bancada de oposição na Câmara, iniciou seu pronunciamento parabenizando o município de Patos do Piauí, que completou 23 anos de emancipado no último dia 29 de abril. “Quero parabenizar o município pelo seu aniversário, na esperança que dias melhores virão. E também parabenizar as mães de todo o Brasil pelo seu dia, em especial as mães patoenses e a minha mãe”, disse.

DSC_0560

O vereador Luiz Evaristo (SDD) também parabenizou as mães pelo seu dia, em especial as do município de Patos. Luizinho abordou o assunto das obras paralisadas. “Vejo com muita dificuldade se concluir as obras que dependem do Governo do Estado”, disse. O parlamentar declarou que esteve recentemente no Idepi, em Teresina, onde procurou informação sobre o asfaltamento da estrada que liga a BR  407 ao povoado Cajueiro, cujo valor total da obra ainda não foi pago pelo Estado à empresa que realizou os serviços. Ele sugeriu que os políticos ligados ao Governo levem essa reivindicação. O parlamentar questionou sobre a construção dos banheiros públicos da cidade. “A população tem reclamado e cobrado de nós vereadores”, disse.

Publicidade

Em aparte, o vereador Helinho, líder do prefeito, informou que o projeto para a construção dos banheiros está sendo elaborado e logo em seguida a obra será executada. O parlamentar também reforçou a necessidade e disse que tem cobrado agilidade ao prefeito Agenilson Dias.

DSC_0561

O vereador Adalberto Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa, elogiou, mais uma vez, o trabalho e atuação dos vereadores na sessão. “É muito bom ver os senhores vereadores defendendo os interesses da população sem demagogia. É assim que nós devemos trabalhar e ajudar a crescer o nosso município, cobrando o que deve e a quem deve ser cobrado. É dessa maneira que devemos trabalhar, sem distinção partidária, pensando na coletividade”, disse. Ao término, o presidente convidou a população a acompanharem mais as sessões, fiscalizar os trabalhos dos vereadores e trazerem as suas reivindicações. O vereador cobrou empenho das Comissões da Casa para analisarem os projetos que tratam dos professores, possibilitando, assim, a votação dos mesmos na próxima sessão.

DSC_0548 DSC_0546 DSC_0543

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS