Connect with us

DESTAQUES

Coleta Seletiva do Lixo será implantada em Picos pela SEMAM

Publicado

em

Acontece nesta quarta-feira (13), a partir das 17h00, na Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde, uma reunião da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a comunidade dos bairros Cohab e Paraibinha para discutirem sobre a coleta seletiva de lixo, novo projeto da SEMAM.

“Inicialmente encaminhamos um ofício para a presidente da associação de moradores do Conjunto Habitacional Petrônio Portela – a COHAB – e do bairro Paraibinha, solicitando que ela organizasse uma reunião para toda a comunidade para que possamos explicar-lhes nosso novo projeto que é a implantação de coleta seletiva de lixo, que há algum tempo funcionou aqui na cidade, mas há três anos que não funciona. E o bairro foi escolhido por se tratar de um dos bairros mais organizados da cidade, onde se um caminhão ficar impossibilitado de passar em determinado dia, a própria população recolhe seu lixo, não o deixando exposto para bichos. Isso chamou nossa atenção, por isso resolvemos iniciar o projeto por lá”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana.

De acordo com a Secretária, o projeto-piloto visa a educação e conscientização dos picoenses quanto ao uso correto do lixo. O lixo, que deve ser embalado separadamente pelos moradores, será dividido em 5 categorias: orgânico, papel, vidro, plástico e metal.

“A gente agora está tentando firmar parceria com algumas associações que realizam o serviço de reciclagem aqui em Picos para que a gente não leve esse lixo reciclado para o aterro sanitário. Nossa proposta é exatamente a inversa: diminuir a quantidade de lixo que vai para o aterro e dar nova utilidade para ele”, explicou a secretária.

Maria Santana disse ainda que espera que até o fim do mês de março a coleta seletiva seja implantada de via e fato e que, pelo prazo de seis meses, mais bairros da zona leste sejam atingidos beneficamente pela coleta seletiva.

Publicidade

Vale ressaltar que a reciclagem de lixo proporciona geração de emprego e giro de dinheiro, quando os produtos são comercializados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS