Connect with us

Picos

Equipes eliminam ‘gatos’ de água beneficiando comunidade de Picos

Publicado

em

A equipe de coordenação de abastecimento d’água do município vem fazendo constantes vistorias para detectar casos de desvio de água nas localidades da zona rural do município picoense. As ações acontecem de maneira coordenada, assim como por meio de denúncias de pessoas prejudicadas.

A água potável fornecida pelo município picoense para as comunidades rurais é apenas para o uso humano, ou seja, para que os usuários abasteçam suas necessidades básicas e também para a sedentação de animais, onde se pode dar de beber aos animais sem escala comercial.

Equipes vistoriam diariamente a zona rural

Nesse sentido, para que o trabalho de fiscalização e cortes do uso irregular da água sejam efetivos, a Secretária Municipal de Agricultura firmou parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, objetivando ações em conjunto para coibir e multar o uso indevido do líquido precioso.

Equipes vistoriam diariamente a zona rural

Em campo, quando as equipes de abastecimento encontram casas com ‘gatos’, é feito o corte do fornecimento da água. Se houver reincidência as equipes do meio ambiente entram com notificação e possíveis multas, já que o uso indevido da água está previsto em Lei como crime ambiental.

Água fornecida pelo município é para o consumo humano

“O procedimento inicial é uma advertência. No caso de religação irregular, a equipe aplica multa e até outros procedimentos mais agudos”, explica Aurino Guimarães, secretário de agricultura picoense.

Publicidade

Com a palavra os moradores
Diante de uma demanda de vistorias para coibir e eliminar possíveis desvios de água, a comunidade de Fátima do Piauí se apresentou como uma das localidades com maior número de incidência de ‘gatos’ em relação a água.

Equipes cortam ligação irregular

Após uma série de vistorias das equipes de abastecimento e meio ambiente na referida comunidade, o problema foi sanado, é o que contam os moradores do lugar.

“Agora temos água. Antes a agente sofria sem água e o carro-pipa demorava passar. O trabalho dessas equipes melhorou nossas vidas”, agradece o morador João Pinheiro, que agora consegue lavar até o piso da sua casa.

João Pinheiro consegue lavar até o piso da sua casa

A fala dos moradores contrasta com as dificuldades vividas quando a água era desviada por outros vizinhos. A situação de famílias inteiras sem água causava indignação e revolta entre os próprios moradores e prejuízos para a gestão pública.

“Passava três dias sem água na minha casa. Às vezes, minha família tinha dificuldades até para beber água. Esse absurdo foi corrigido”, diz aliviada a agricultora Maria José.

Publicidade

Agricultora Maria José agora tem água para consumo diário

Após o trabalho de vistoria e eliminação de irregularidades no uso da água na zona rural de Picos, as comunidades atendidas têm melhor qualidade de vida em seus lares. “Antes eu não lavava nem minhas roupas direito. Agora tem água para tudo”, revela agradecida a agricultora Lucimar Monteiro.

Lucimar Monteiro diz que agora tem “tem água para tudo”

A voz do gestor
Num trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vários pontos de água irregular, gatos, foram eliminados em todo o complexo rural picoense.

O secretário Aurino Guimarães explica que o trabalho desenvolvido pela sua gestão tem prioridade pela questão humana.

Secretário Aurino Guimarães

“Estamos muito satisfeitos com essa resposta do povo. É muito salutar saber que nosso trabalho e o apoio total do Pe. Walmir têm melhorado a vida de muitas pessoas. Isso faz com que possamos continuar nosso trabalho”, comenta o gestor.

Ccom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS