Juiz julga procedente ação que pede a cassação do prefeito de Picos
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 11/07/18

Juiz julga procedente ação que pede a cassação do prefeito de Picos

O juiz da 62ª Zona Eleitoral de Picos, José Airton Medeiros de Sousa, julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que pede a cassação do mandato do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), e do vice-prefeito, Edilson Alves de Carvalho (PTB). A sentença foi divulgada na manhã desta quarta-feira (11).

A ação que acusa o prefeito de Picos de abuso do poder econômico e político foi ajuizada pela Coligação “Pra cuidar da nossa gente” do ex-prefeito Gil Marques de Medeiros em 09 de janeiro de 2017. Ao longo destes 1 ano e 7 meses, audiências de instrução foram realizadas onde testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas, bem como o prazo para alegações finais foi aberto.

Em 05 de julho de 2017 o processo se tornou apto para ser julgado, pela primeira vez.  No entanto, por conflito de competência territorial entre os juízes que iriam julgar a AIME, a análise da ação permaneceu estagnada.  Somente em 14 de maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu que o juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa, é quem julgaria o caso e desse período  aguardava-se o parecer do magistrado.

O parecer favorável à cassação do Pe. Walmir Lima era uma expectativa cultivada pela assessoria jurídica da Coligação “Pra cuidar da nossa gente” que através de provas robustas apresentou gravações sonoras,  vídeos e matérias jornalísticas que denunciavam o abuso de poder econômico e político.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo ainda estabelece que os denunciados permancerão inelegíveis pelo prazo de oito anos contados a partir do pleito municipal de 2016.

Interposição de recursos

Diante do resultado que pede a casação do mandato do prefeito de Picos, a defesa poderá entrar com recurso junto ao TRE-PI. Em meio à  decisão do Tribunal Regional Eleitoral mantendo a cassação, a parte interessada ainda pode interpor recurso de Embargos Declaratórios e em última instância  recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Fonte: Folha Atual

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Criança de 8 anos morre afogada em rio e bombeiros resgatam corpo

Uma criança de 8 anos morreu afogada nesta terça-feira (22) no rio Parnaíba, em Floriano, Sul do Piauí. De acordo com a companhia do Corpo de Bombeiros no município, a criança

Padre Marcos

Padre Marcos tem 81 novos beneficiários do Bolsa Família; programa fortalece a economia local

Aumentou de 1.364 em julho, para 1.445 em agosto, o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, no município de Padre Marcos. Das 81 novas famílias, 63 receberão pela primeira

Picos

Comerciantes denunciam prejuízos com obra de drenagem nas laterais da BR-316, em Picos

Buracos, poeira e diminuição nas vendas. Essa tem sido a realidade vivenciada por comerciantes que possuem estabelecimentos situados às margens das laterais da BR-316 após obra de drenagem nas vias.