Connect with us

DESTAQUES

Mutirão da catarata é iniciado em Picos e vai atender a 400 pessoas

Publicado

em

Teve início na manhã desta quarta-feira (20), desde às 09h00,o Mutirão da Catarata em Picos, que se estende até o próximo domingo (24). Ele atende cerca de 400 pessoas, as quais são do município e de mais dezenove cidades vizinhas.

Durante esses dois primeiros dias, os pacientes passam por uma triagem, que inclui todos os exames preparatórios para realização da cirurgia. Somente após recebimento destes é que o paciente vai estar apto ou não para prosseguir.

O assessor técnico da SMS, Pascoal Gomes, explicou que para a realização do mutirão foram exigidos diversos pontos para a logística dos médicos e pacientes. “De tudo o que nos pediram, nós fizemos. Tem a sala de espera, a de triagem, a de troca de roupa, na própria sala da cirurgia temos cadeiras para que eles esperem a vez, tudo está sendo esterilizado, pois temos máquinas próprias para isso. Trouxemos um desfibrilador, caso aconteça algum imprevisto, mas nossa oração é de que não precisemos usar esse aparelho. A sala de UTI do Hospital Regional de Picos já está disponível para a gente. Fizemos parcerias com clínicas caso haja a necessidade de internação. Então estamos realmente preparados para qualquer eventualidade, repetindo: com fé em Deus não precisaremos de nenhuma logística por conta de contratempos. Tudo é de ponta e os aparelhos vindos de Teresina com o Dr. Thiago também”, pontuou.

O secretário de saúde, Dr. Júnior Santos, explicou os passos tomados pelos pacientes para inscrição no mutirão. Ele também ressaltou toda a estrutura montada pela prefeitura municipal para receber a equipe médica e os pacientes.

“O cadastramento já havia sido feito na SMS. Há pessoas que esperam por essa cirurgia há mais de um ano. Esse mutirão veio para alegrar, de fato, muitas famílias. Porque a gente sabe que a visão é tudo. Então, serão quatro dias de cirurgias, onde 400 pessoas serão beneficiadas. Nós montamos uma estrutura de ponta, de organização a conforto para quem veio fazer a cirurgia. Talvez esse seja o melhor mutirão do Piauí. E ao final, acredito, estaremos comemorando pelo sucesso obtido. Nossa equipe está trabalhando da melhor maneira possível. São mais de 100 servidores envolvidos. Até gerador nós contratamos, caso falte energia, a fim de que não atrapalhe as cirurgias, porque todo o equipamento que será usado é informatizado. Então, sim, nós pensamos nos mínimos detalhes para atender esse mutirão”, declarou o secretário.

Publicidade

O prefeito de Picos, Walmir Lima, esteve presente no local e, juntamente com o secretário de saúde, deu as boas vindas aos presentes e iniciou, verbalmente, o mutirão, com os exames pré-operatórios. Em entrevista, ele celebrou a conquista do município e ressaltou a seriedade do projeto.

“Mais uma vez estamos trazendo algo para o enriquecimento da cidade e, também, das nossas cidades vizinhas. Como vimos, tudo foi preparado com o mais alto empenho pelo nosso secretário e toda a equipe da saúde do município. Este é um dos ganhos que tivemos na nossa gestão e esperamos que consigamos muito mais. Dá para ver nessas pessoas a esperança que trazem consigo de uma nova fase em suas vidas. Picos tem crescido com esse tipo de ação e vai crescer muito mais, este tem sido o objetivo de nossa gestão”, declarou o Padre Walmir.

O senhor Pedro Carvalho, residente no município de Vera Mendes, disse estar contente com o mutirão, pois ele mesmo não teria condições de pagar sua cirurgia. “Já está com seis anos que sofro com a doença. Sempre que ia ao médico, ele mudava o grau dos meus óculos. Da última vez que fui, ele disse que não tinha mais como mudar. Então eu estava sofrendo porque já estou praticamente sem enxergar. Mas espero que agora as coisas mudem, né? Esse mutirão veio pra salvar muita gente como eu”, declarou.

As primeiras cirurgias foram ofertadas aos pacientes das dezenove cidades vizinhas cadastradas para que, de acordo com o secretário, “eles estejam livres mais cedo e voltem para suas casas tranquilamente”. O mutirão se encerra no próximo domingo (24).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS