Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura moderniza iluminação pública de Picos

Publicado

em

Da lâmpada a vapor de mercúrio à lâmpada de LED. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pela Prefeitura Municipal de Picos no que diz respeito à iluminação pública. Espalhar pelas avenidas e ruas da cidade postes contendo luzes de qualidade também fazem parte do projeto da PMP para melhorar a iluminação pública do município.

E isso tudo se deu através da Contribuição para Serviço de Custeio da Iluminação Pública, que, outrora, foi bastante criticada, mas que nos dias atuais tem sido ovacionada pela população como um dos maiores benefícios da atual gestão, visto que atende toda a população urbana e rural que, noutro tempo não sabia para quem recorrer: se prefeitura ou Cepisa – empresa responsável pela iluminação da cidade.

Para o administrado do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Rômulo Costa, a mudança da rede é de extrema importância, pois, segundo ele, este é um serviço que vai de encontro à segurança da população.

Rômulo Costa, administrador da FUMIP – Imagem: Cidadesnanet

“É um serviço que ajuda a população na questão da segurança. A iluminação pública vai de encontro a isso. Ao andar durante as vias no período noturno, por elas estarem bem claras, traz uma sensação de segurança. Segurança não é só iluminação pública, mas sem iluminação pública, a insegurança toma conta. Por isso a gente preza em manter o nosso parque aceso no período noturno da melhor maneira possível, para que possa trazer essa sensação de segurança para a população picoense”, declarou Rômulo Costa.

O gestor da FUMIP falou ainda sobre mudanças significativas que o Fundo fez em contribuição para o bem estar dos munícipes. “Desde quando assumimos a iluminação pública, nós encontramos um parque totalmente defasado, bastante antigo para os dias atuais. E nossa primeira meta foi mudar e melhorar isso. Tivemos que mudar toda a rota de acesso aos bairros Pantanal e Belo Norte, que são bairros afastados da cidade e estavam esquecidos. Colocamos iluminação na Avenida Beira rio, que hoje é utilizada pela população para realizarem suas caminhadas matinais ou vespertinas”, pontuou.

Publicidade

Rômulo corroborou que é seu trabalho se estende não apenas à zona urbana da cidade, mas também à zona rural. “Nosso serviço consiste em ampliação da rede ou colocando essa iluminação. Este ano vamos iniciar nosso projeto que contempla o bairro Matadouro e, acredito eu que, até o meio do ano, nas festividades de São João, já teremos finalizado essa obra”.

Retorno positivo 

Quando foram instituídas as taxas de iluminação pública, houve uma repercussão em toda a cidade sobre a utilização dos recursos obtidos. O administrador da FUMIP relatou que tem tido um retorno positivo da sociedade quanto às expectativas que ela mantinha sobre o uso desse dinheiro por parte da administração pública.

“A gente tem uma sensação muito boa por parte da população, porque toda vez que alguém nos procura no setor de iluminação pública e a gente resolve o referido problema, nós recebemos agradecimentos por uma coisa que não passa de nosso dever. Então podemos constatar que desde que instituímos a Contribuição para Serviço de Custeio da Iluminação Pública – COSIP – e começamos a utilizar esses recursos como retorno para a própria população, ela entendeu a necessidade dessas taxas e que elas não seriam em vão. Todos, hoje, podem contemplar o nosso trabalho andando pelas vias da cidade de Picos. Uma coisa é certa: nós não estamos parados”, disse ele.

Solicitação direta – Call Center

O administrador disse ainda que há um número de telefone disponível para toda a população entrar em contato a fim de que possam fazer suas solicitações diretamente à FUMIP. “Uma outra mudança que realizamos foi a criação de um Call Center, cujo número atende a chamadas e também é utilizado via WhatsApp. Com ele, as pessoas, que antes procuravam os vereadores de nossa cidade para requererem iluminação pública nos bairros ou em ruas determinadas, agora podem se dirigir até nós, que resolveremos o problema. É importante que saibam que não vão apenas solicitar, mas solicitarão e serão atendidos”,

Publicidade

O número para contato é (89) 99449-3506.

Imagens: Sávio Magalhães e Ccom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS