Connect with us

GERAL

PROJETO PILOTO | Educação de Picos inicia implantação de novo sistema escolar

Publicado

em

Como meio de inovar, modernizar e facilitar a vida de professores e pais de alunos, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Educação, está preparando uma turma de gestores escolares para uma nova sistematização educacional: o PEGE.

O Programa de Estatística e Gestão Escolar é um projeto-piloto em Picos, onde será aplicado a partir do próximo mês em quatro escolas da rede municipal de ensino e cujo objetivo é desburocratizar a vida dos professores, diretores e coordenadores, e tornar os pais cientes do que seus filhos fazem na escola e se estão realmente na escola.

De acordo com a gerente operacional do projeto, Érica Fernandes, o intuito do PEGE é fazer com que a comunidade seja incluída na gestão escolar. Ela disse que cada aluno tem um acesso dentro do programa que é acompanhado pelos pais.

“Quando me refiro à gestão escolar, falo sobre o grupo administrativo da escola assim como da Secretaria de Educação, envolvidos com os pais dos alunos das escolas municipais. É envolver tudo isso em um único ciclo. Como funciona isso para os pais? Cada aluno tem um acesso único, onde os pais poderão acessar tudo o que o filho estuda e se realmente está frequentando as aulas. Se ele falta, o pai é, instantaneamente, comunicado. À medida que o sistema vai sendo alimentado pelos professores e diretores, os pais podem ir acompanhando”, explicou ela.

João de Deus, membro da equipe de estatística do programa, detalhou de que maneira o programa se faz útil para as escolas e, consequentemente, para o município. Ele afirmou ainda que o sistema em Picos é pioneiro no Piauí.

Publicidade

“O programa faz parte do Instituto familiar de Terapia Cognitiva – INFATEC. Aqui em Picos é um projeto piloto que a rede municipal de ensino aderiu para poder colocar em quatro escolas. O sistema vai oferecer um suporte tecnológico às escolas como um todo. Aos professores, facilitando o trabalho e a comunicação, assim como com a emissão de documentos, pois tudo o que é feito na escola vai ser lançado no sistema. Ele se encarrega também de consolidar as informações que os professores e diretores lançam. A secretaria vai ter a vantagem de poder visualizar sempre o que entra no sistema, tudo o que é lançado. As informações vão ficar mais acessíveis. No papel, para você procurar o que quer, tem que olhar documento por documento. No sistema, não. Você coloca o que precisa ver e lá têm os filtros que te levam direto à sua necessidade. Essa facilidade está prevista dentro da Meta Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação. Até onde se sabe, o projeto é pioneiro no Piauí. Existe um sistema no Estado para lançar notas. Contudo, esse nosso é mais complexo e completo, mais amplo. Além das notas, pode-se colocar as frequências, toda a documentação dos alunos e da escola. Ele é mais interessante ainda porque se o aluno faltar à aula, o pai é avisado via SMS assim que se conclui a chamada. Vai ser uma comunicação mais assertiva e rápida. Vai dar certo. Já cremos nisso”, disse João de Deus.

Ele explicou ainda que há, dentro do programa, um setor de estatística, onde se comparam todos os dados lá inseridos. Será formada uma equipe pela Secretaria de Educação para averiguar o sistema, saber quantos alunos faltaram, quantos ficaram reprovados, como outros dados pertinentes.

Roseli Moura Luz, supervisora de ensino, falou sobre suas expectativas para com o projeto-piloto. Ela relatou o quão importante será para a área da educação a simplificação do trabalho por meio do PEGE.

“Ele é mais uma ferramenta que vai auxiliar o desenvolvimento do trabalho na escola e dentro dessas secretarias. Dentro desse projeto existem várias abas que vão desde a inclusão do aluno ao acompanhamento do professor, os diários de classe, e até mesmo o transporte escolar e almoxarifado. É um programa excelente. Na realidade, nós, professores, ainda lidamos com muito papel, e isso vai possibilitar a exclusão do papel. Tudo o que for feito em sala de aula é registrado no sistema. Até o conteúdo da aula o professor não vai mais precisar carregar os diários para cima e para baixo, pois terá, através do programa, um diário online, onde poderá fazer suas chamadas e colocar as notas. Outro fator interessante é porque aqui nós temos as estatísticas e todas as informações inseridas lá vão para o Educa Senso. Isso vai permitir a facilidade do trabalho educacional”, especificou.

Ela disse acreditar no sucesso do projeto e que, com isso, ele se expandirá para as demais escolas do município.

Publicidade

“Seria interessante se fosse em todas as escolas, mas no momento estamos somente com quatro escolas-piloto, onde estão sendo capacitados os coordenadores, diretores e professores dessas quatro escolas envolvidas. Diariamente a tecnologia evolui para melhorar nosso trabalho em sala de aula. E não para aí. O PEGE insere todos os profissionais: o vigia, a merendeira, a zeladora, assim como diretores, coordenadores, professores e alunos. Ele também pode operar off-line. Esse projeto vai ser um sucesso. A partir de junho já é para iniciar sua operacionalização nas escolas. Esse projeto foi pensado com o prefeito e a secretária. De acordo com o sucesso, creio que há um interesse do município de expandir para todas as escolas. E é isso, acreditamos que será um sucesso”, completou ela.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS