Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PIO IX │Hospital Dona Lourdes Mota está entre os que realizam atendimentos com soroterapia

Publicado

em

O Hospital Dona Lourdes Mota em Pio IX, está incluso na lista divulgada pelo Ministério da Saúde entre os hospitais que fazem atendimento com soroterapia. A Soroterapia é um procedimento médico que utiliza soro como terapia para aplicação em pessoas que foram vítimas de picadas de escorpião entre outros animais peçonhentos.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar tais acidentes. Entre os meses de dezembro e março é maior a probabilidade de aparecimento de tais animais peçonhentos como é o caso do escorpião. Devido ao período úmido e quente, procuram abrigos como esgotos e entulhos. É necessário manter sempre limpo os arredores do ambiente. Outra medida recomendada pelo MS é a instalação de telas em ralos de pias, esgotos, bocas de lobo, colocando também soleiras em portas e vedando frestas das janelas. Entre outras medidas de precaução, recomenda-se também deixar camas e berços afastados das paredes, bem como sacudir bem as roupas e calçados antes de usá-los, pois pode servir de abrigo.

Em caso de lixos, é importante manter todo o lixo tampado em lixeiros, assim como sacos de lixos bem amarrados para impedir a entrada também de outros insetos. Além disso, deve-se evitar colocar a mão em buracos, locas de pedra ou em troncos de árvores apodrecidos.

O Ministério da Saúde adverte que não se use produtos de pesticida tendo em vista a eficácia não comprovada totalmente fazendo com que os animais se manifestem.

Em casos de acidentes com escorpiões, a pessoa infectada apresenta sintomas como dor imediata, vermelhidão na área afetada, inchaço e sudorese acumulada. No entanto, quando verificado a picada, recomenda-se ir imediatamente até o hospital mais próximo. Quando possível levar o animal ou foto para identificação da espécie. A limpeza da área afetada com água e sabão é também indicada, seguida da busca pela unidade de saúde o mais rápido possível.

Publicidade

Clique aqui e veja a lista de hospitais que dispõem de atendimento de soroterapia para escorpiões 

Fonte: Portal da Cidade de Pio IX  │ Edição: Cidades Na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS