Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SÃO JULIÃO | Fiéis celebram 60 anos do festejo de São Francisco de Assis no Pov. Mandacaru; veja imagens

Publicado

em

Uma multidão de pessoas lotou o adro da igreja de São Francisco para celebrar a missa solene no encerramento do 60º festejo, do povoado Mandacaru, município de São Julião do Piauí. Vários fieis e devotos se reuniram na manhã desta sexta-feira, 04 de outubro, Dia de São Francisco, em um ato de fé e religiosidade para agradecer pelas graças e milagres ao santo padroeiro da comunidade.

A cerimônia religiosa do sexagésimo festejo inciou logo às 07h com a confissão individual. Logo em seguida, a missa solene, presidida pelo padre, Gildo Coelho, um dos momentos mais esperados por todos os católicos e devotos de São Francisco. O ato foi concelebrado pelo padre Francisco Ramires. Em entrevista ao Cidades Na Net, padre Gildo elogiou toda comunidade com seus fieis pelo envolvimento no festejo.

“É importante ver o povo de Deus reunido na expressão de fé de cada um e como expressam a devoção por São Francisco, esse santo tão querido e tão venerável pelo nosso povo como é em nossa região, principalmente no povoado Mandacaru, aonde muitas comunidades vizinhas tem essa tradição de celebrar os festejos todos os anos. Somos inteiramente gratos a Deus com a reunião de todos esses fiéis, assim como somos gratos a comunidade pela preparação, empenho realização e participação na festa de São Francisco”, declarou padre Gildo Coelho.

O prefeito de São Julião do Piauí, Dr. Jonas Alencar, esteve presente na ocasião de fortalecimento da fé. Como devoto de São Francisco o gestor diz que desde o período da infância prestigia sempre a missa solene que marca o Dia de São Francisco, momento de alegria.

“O Mandacaru é uma procissão de fé e faz parte da história de São Julião e de todos nós. Nos criamos desde criança acompanhando  com mamãe no dia 04 de outubro, vindo prestar essa homenagem a São Francisco. A comunidade e o padre Francisco Ramires estão de parabéns por conduzir o festejo e hoje, dia 04, último dia. É um momento de alegria estar nesse momento de confraternização”, disse o prefeito.

Publicidade

Concelebrante da missa solene que marca o encerramento do 60º festejo, padre Francisco Ramires,falou sobre o que representa o santo padroeiro, assim como os demais santos. Ramires desejou para a comunidade o crescimento regado pela fé e amor.

“São Francisco é um santo muito querido pela maneira de vida que ele levou através da busca da santidade na pobreza evangélica. Sinto muita alegria, pois chega ao nosso coração que o povo deseja viver também como São Francisco. A verdadeira devoção é quando buscamos imitar os santos. O nosso sentimento é que ao tempo em que podemos contar com a intercessão dos santos que estão mais próximos de Deus, podemos contar como exemplo deles para que assim cheguemos a Cristo. Desejo que essa comunidade cresça na fé e no amor e que mais pessoas possam descobrir nos santos exemplos em suas vidas. De maneira especial nosso querido São Francisco”, disse o padre Ramires.

Devoto do santo padroeiro franciscano, o jovem Pedro, fala sobre o que representa São Francisco e a importância de participar dos festejos.

“É muito importante a participação nos festejos porque é o momento de renovar nossa fé celebrando junto com a comunidade e participar alegremente do novenário. Quero ser um servo do senhor sendo frade capuchinho a exemplo de São Francisco de Assis. É uma bela oportunidade para todas as famílias e jovens participarem desse momento celebrativo que a comunidade prepara com muita alegria e felicidade”, destacou o jovem devoto.

Membro da comunidade Mandacaru, Noemia, devota do santo padroeiro, revela que o sentimento é de graças a Deus. “Foi um festejo de muito proveito e participação na vida de nossa comunidade deixando-nos cada vez mais forte e esperançosos. Foi um festejo com muita gente”, disse

Publicidade

Neomia comentou também sobre o objetivo de cunho financeiro que é melhorar a segurança do templo, assim como melhorar a acessibilidade. “Nosso objetivo financeiro é colocar grades nas laterais e construir rampas. Meu sentimento é de gratidão a São Francisco pelas graças alcançadas e por tantas pessoas que nos visitaram nesses dias. Foi um festejo de muita glória”, explicou.

De Vila Nova do Piauí, Maria do Roldão, como é conhecida popularmente, relatou através do orador, Professor Neto, seu testemunho de fé e graça alcançada através da cura de enfermidade em uma amiga, Maria Rita, que sofria com grave doença. O orador ao relatar o testemunho escrito por Maria do Roldão, revelou que a presença delas na manhã desta sexta-feira (04), data em que se comemora o Dia de São Francisco, é como pagamento de promessa ao santo milagroso.

“No final do ano passado recebemos uma notícia muito desagradável ao sabermos que Maria Rita teria que passar por um tratamento de risco, uma doença muito grave. Eu, Maria do Roldão, ao saber, fiz um promessa a São Francisco pedindo que se ele fizesse um milagre de cura na vida dela [Maria Rita] e se ficasse curada, nós viríamos aqui juntas para darmos este testemunho e agradecer por esse milagre. Hoje aqui estamos, eu, Maria do Roldão e Maria Rita. Graças a Deus e a São Francisco estamos juntas para agradecer por esse milagre. Sempre estivemos juntas com sua família ao lado dela dando forças e coragem para que ela nunca desanimasse e graças a Deus e a São Francisco estamos hoje para lhe agradecer. Esses são os votos de agradecimento da minha pessoa, Maria do Roldão e todos que acompanharam a nossa luta contra a doença dela com muita fé e coragem para ajudar no momento em que ela mais precisou. Sou grata a Deus e a São Francisco e, que eles nos abençoe e dê vida longa a todos nós”, relatou o testemunho o professor Neto.

Tradicionalmente, logo ao encerrar a missa, a multidão seguiu em procissão pelas ruas do povoado carregando a imagem do santo em um andor. Após o percurso, os fieis retornaram ao templo para celebrar os momentos finais que são marcados com a bênção do santíssimo onde o padre agradeceu pela participação do povo que marcou presença nas nove noites de novena e missa. Após a bênção final foram sorteados os prêmios da rifa organizada pela igreja local.

Neste ano, a 60ª edição traz como tema “São Francisco irmão dos pobres e missionário da paz”, e, lema “Nossa missão é servir”. A programação religiosa da comunidade Mandacaru, Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, iniciou no dia 25 de setembro, com alvorada festiva, às 05h. Ao meio dia, às 12h, marcando o primeiro dia das festividades sagradas houve o primeiro ato religioso com a Oração de São Francisco. No início da noite, às 18h, a caminhada saindo do colégio Maria Vitória para iniciar a primeira novena e missa de abertura.

Publicidade

Diversas pessoas louvaram a celebração em homenagem, respeito e honra pelas graças alcançadas por meio da intercessão de São Francisco. Católicos da sede do município sãojuliãoense, assim como também de comunidades católicas das cidades vizinhas como Fronteiras, Vila Nova, Alegrete, Francisco Macedo, dentre outros, estiveram compartilhando da fé.

Na ocasião, várias autoridades estiveram presentes. Entre os presentes, estava o prefeito Dr. Jonas Alencar representando a cidade de São Julião. Além do gestor do município, marcaram presença o comandante do GPM, Xavier; os vereadores: João Neto, Gracieuda Lopes, professor Neto, Chico Neto e Antônia Maria; a secretária de Educação, Claudete Alencar; o grupo de jovens Juventude Unida de São Francisco que fez uma apresentação sobre trânsito de São Francisco que narra a morte do santo.


Matérias Relacionadas: -SÃO JULIÃO│Igreja Católica divulga programação do 60º festejo de São Francisco, no povoado Mandacaru. Veja! 

SÃO JULIÃO│Caminhada e missa abrem o 60º festejo de São Francisco no povoado Mandacaru; veja fotos


Veja abaixo todas as fotos:

Publicidade


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS