Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Saúde realizará mobilização contra o sarampo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de São Julião através da Secretaria de Saúde está realizando uma mobilização municipal contra o sarampo. A ação irá acontecer neste sábado, 21 de setembro, no Centro de Saúde das 08h às 17h.

O sarampo é uma doença viral que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. A imunização é realizada através da vacina Tríplice Viral, que protege também contra o caxumba e rubéola.

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. Se não houver a prevenção e cuidados necessários além do risco de morte, a doença pode deixar sequelas graves.

A vacinação é indicada para as crianças de 6 a 11 meses com a dose zero; indivíduos a partir de 12 meses a de 29 anos serão duas doses da vacina com o intervalo mínimo de 30 dias entre elas; indivíduos de 30 a 49 anos não vacinados devem tomar uma dose de vacina contendo o componente sarampo. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas vacinas independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Para receber a vacinação só é preciso comparecer ao local portando o cartão do SUS e a caderneta de vacina. As pessoas que já estão vacinadas não precisam se vacinar novamente. Em caso de dúvidas a Secretaria de Saúde aconselha procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua residência.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS