Connect with us

DESTAQUES

 VERA MENDES | Caminhada e palestra alertam para a prevenção ao suicídio

Publicado

em

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil. A falta de informação e de discussão em casa e nas escolas é um dos fatores que dificultam a prevenção de novos casos.

Para abrir um canal de debate e evitar essa ocorrência, foi instituída a campanha Setembro Amarelo, tendo a data de 10, como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e se estende ao longo de todo o mês para alertar e prevenir o suicídio.

Reconhecendo a importância de tal ação, a Prefeitura de Vera Mendes aderiu a campanha e realizou na tarde desta quarta-feira,12, uma caminhada e uma palestra com a proposta de chamar a atenção para o Setembro Amarelo em prevenção ao Suicídio, que busca desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurar ajuda.

A caminhada percorreu a principais ruas de Vera Mendes, quando profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de estudantes da rede municipal de ensino, munidos de faixas e cartazes,  conscientizaram e alertaram  a população para o combate ao suicídio.

O evento de valorização pela vida culminou na quadra poliesportivo, onde foi realizado uma apresentação de dança voltada a temática, conduzida pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV.

Publicidade

O prefeito de Vera Mendes, Milton Oliveira, falou sobre a ação.  “Nós apoiamos essa causa, que é tão importante, queremos nosso município fora desse índice de suicídio, por isso é necessário trabalhar a prevenção, e incentivar e  ações de valorização pela vida”, frisou.

Foi realizada também uma palestra, ministrada pela psicóloga Graça Moura, que de forma sucinta e dinâmica abordou o assunto. Ela ainda explanou sobre temáticas de valorização da vida, bem como, a importância de procurar ajuda profissional.   “É importante frisar que temos que buscar observar nosso próximo de forma mais calorosa, hoje vivemos em um tempo que a tecnologia trazem mais barreiras para o contato olho no olho. Muitas vezes deixamos de perceber que nossos amigos e familiares não estão tão bem ou felizes, dando indícios de que precisam de ajuda”, disse.

 

 

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS