Connect with us

Vila Nova do Piauí

Em Vila Nova, cinco conselheiras tutelares são empossadas; fotos

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social que tem a frente à secretária, Ana Carolina, realizou noite desta última quinta-feira, 09 de janeiro, uma solenidade de posse das novas Conselheiras Tutelares de Vila Nova do Piauí, na Câmara de Vereadores.

As conselheiras foram escolhidas através de um longo processo eleitoral unificado, que compreendeu várias etapas, dentre elas, a eleição, que ocorreu no dia 06 de outubro do ano passado.

Na ocasião, foram empossadas: Cleonice Luz, Maria Imaculada, Leomária Leal, Ironeide Luz e Elisângela Silva. As cinco conselheiras eleitas irão atuar em um mandato de quatro anos de 2020 a 2023.

Foram convidados para compor a mesa de honra junto as conselheiras: o prefeito, Edílson Brito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, o vereador e presidente da Câmara, Flávio Sousa, a assistente social, Cleide Leal, a ex-conselheira, Eliesia, o comandante do GPM de Vila Nova, Sd. Arleuso, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sandra Leal,  a secretária de Educação, Antônia Maria, e a secretária de Administração, Edinete Brito.

Também estiveram presentes na solenidade, o empresário Manoel Bernardo, o ex-prefeito, Totonho, vereadores que compõem a Casa, familiares e amigos das conselheiras empossadas.

Publicidade

A cerimônia foi presidida pelo presidente do CMDCA, Jhônatas de Araújo Luz, que em sua fala, destacou: “Agradeço a todas as pessoas que aceitaram o nosso convite e estão aqui prestigiando este momento em nome do nosso prefeito Edílson. Sabemos que o Conselho Tutelar é uma entidade que realiza um trabalho muito especial e importante, pois, ele zela pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. O nosso município sempre as tem priorizado e não é a toa que já ganhamos duas edições do Selo UNICEF. Em 2020 queremos conquistar mais uma edição do Selo e sabemos que todas as nossas ações são voltadas para as nossas crianças e adolescentes. O Conselho tutelar exerce esse papel importante, e desde já parabenizo a cada uma das eleitas e quero dizer que o CMDCA está a disposição e sempre iremos trabalhar em conjunto para que todas as ações sejam realizadas com êxito”, disse.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, parabenizou a todas as conselheiras eleitas, ao prefeito Edílson Brito, por sempre atender as demandas municipais e mostrou total apoio ao trabalho que será realizado pela secretaria em consonância com a CMDCA.

“Este momento é muito importante para todos que compõem o município. Sabemos que as eleições não foram fáceis, então parabenizo a todas que se inscreveram, em especial as que foram eleitas. Para as que assumem a primeira vez, com certeza irão se adaptar ao cargo que é tão importante. As conselheiras que já integravam a equipe sabem do tamanho da responsabilidade e já desempenharam muito bem o papel, espero que trabalhem em grupo e realizem com êxito as demandas do município. Parabenizo também o nosso prefeito, Edílson Brito, por sempre está em parceria com todas as secretarias e sempre apoiar e contribuir com os trabalhos realizados na Assistência. Além de se fazer presente nas ocasiões. A secretaria de Assistência Social estará sempre disponível para contribuir no que for necessário iremos trabalhar em consonância e podem sempre contar comigo. Boa Sorte nesta nova jornada!”, destacou.

A assistente social, Cleide Leal, que é membro da CMDCA e integrou a comissão de eleição, saudou a todos os presentes, parabenizou as conselheiras pela posse e as pessoas que se fizeram presentes na solenidade e sabem importância do cargo e as responsabilidades que as profissionais irão assumir.

“Estamos aqui participando de um momento ímpar onde estamos empossando cinco pessoas que irão trabalhar em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Gostaria de parabenizar as candidatas, mulheres fortes que saíram de casa em casa para buscar seus votos. Ser conselheira tutelar é um trabalho árduo de grande responsabilidade e que na maioria das vezes não é reconhecido, pois é feito no anonimato, no sigilo. Parabenizo a todas as pessoas que aqui participam e estão vendo a importância da qualificação e de pessoas competentes para empossar o cargo. Boa sorte a todas!”, pontuou.

Publicidade

O vereador e presidente da Casa Legislativa, Flávio Sousa, saudou a todos os presentes em nome do prefeito, Edílson Brito, e de todos os amigos vereadores presentes, e destacou: “Parabenizo a todas as empossadas que irão exercer um cargo tão difícil e árduo, muitas vezes desconhecido o esforço por causa do sigilo que a profissão exige. Sabemos da importância dos conselheiros para as crianças e adolescentes. Desde já, desejo uma boa sorte a todas, que vocês consigam realizar um excelente trabalho e que cada vez mais o nosso município cresça com o apoio de vocês junto a Assistência Social. Sejam todas bem-vindas!”.

O comandante do GPM de Vila Nova, Sd. Arleuso saudou a todas as autoridades presentes, falou da importância do Conselho Tutelar e ressaltou: “O trabalho do Conselho Tutelar assim como o da PM são difíceis, árduos e por muitas vezes sem reconhecimento, mas é como eu sempre digo, o reconhecimento do nosso trabalho está nos problemas que resolvemos. Temos três profissionais reeleitas bastante qualificadas e quero dizer as duas novas conselheiras que é uma responsabilidade muito grande e com o tempo vocês irão se acostumar com a missão. É uma honra muito grande fazer parte da equipe na defesa da criança e do adolescente. Vila Nova está pronta para realizar os trabalhos e segunda-feira já iremos começar as reuniões”.

A ex-conselheira, Eliesia, falou dos desafios que encontrou na sua jornada como conselheira, incentivou as novas profissionais e parabenizou as novas empossadas que irão atuar no município.

“Sabemos dos desafios que é fazer parte do Conselho Tutelar, mas é gratificante ajudar as pessoas que necessitam de ajuda. No inicio entramos achando que iremos mudar tudo, mas infelizmente surgem dificuldades, e o importante é mudar tudo aquilo que conseguirem. Trabalhamos em grupo com a ajuda de toda a sociedade e sabemos da importância da população, e mesmo que digam que não fazemos nada desejo a todas paciência, responsabilidade e coragem para continuar o trabalho em defesa das nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sandra Leal, falou sobre a importância do conselho tutelar, e destacou: “Quero dizer as novas conselheiras que é uma missão árdua que vocês estão abraçando hoje, as que já têm experiência sabem como funcionam e as que já estão chegando encontrarão desafio, mas com vontade e a lei com certeza irão se sair muito bem e realizar um trabalho de qualidade. Parabenizo a todas e desejo boa sorte nesta nova jornada!”.

Publicidade

_Pronunciamento das Conselheiras

A conselheira, Cleonice Luz, falou sobre os desafios que encontrou durante a campanha e agradeceu a Deus e a todos que confiou o voto de confiança no seu trabalho.

“Comprimento a todos aqui presentes e agradeço a Deus pela oportunidade e por tudo que tem feito na minha vida. É um privilégio muito grande está hoje me empossando para o cargo de conselheira tutelar. É uma responsabilidade muito grande, mas garanto que estou preparada para desenvolver um bom trabalho com amor e dedicação para defender os direitos das crianças e adolescentes. Agradeço a todos que me confiaram o voto para que eu pudesse chegar aqui. Dedico esta vitória a todos vocês, a minha família, e em especial ao meu marido que lutou comigo e não me deixou desistir”, disse.

A conselheira, Maria Imaculada, agradeceu a todos que contribuíram na sua caminhada, falou do sentimento de gratidão aos conselheiros que deixam a equipe e deu as boas vindas às novas conselheiras que integrarão a equipe.

“Hoje é um momento de agradecimentos. Agradeço primeiramente a Deus pela forma, coragem, e mais uma vitória alcançada. Agradeço a minha família que esteve comigo e me incentivou todos os dias. Agradeço a todos os amigos que me ajudaram durante a campanha e a toda comissão organizadora das eleições. Agradeço a toda a equipe da Assistência Social e ao prefeito, Edílson Brito, que sempre nos atende, e ao soldado Arleuso. Vou sentir saudade dos companheiros que nos deixam nesse quadriênio e quero dizer que vocês foram meus irmãos e as novas que chegaram deixo o meu apoio para buscarmos juntas as soluções para contribuir com as nossas crianças e adolescentes. A campanha eleitoral passou e agora precisamos nos unir e trabalhar em consonância, responsabilidade e companheirismo. Sejam bem-vindas!”, disse.

Publicidade

A conselheira, Leomária Leal, saudou a todas as autoridades presentes e frisou: “Agradeço a Deus pela força e coragem e por me proporcionar este momento, a minha família e amigos pelo amor e apoio, e a todos que me ajudaram direto ou indiretamente, e a todas as pessoas que me confiaram o seu voto. Prometo dar o meu melhor pela luta dos direitos das crianças e adolescentes”.

A conselheira, Ironeide Luz, que está sendo reeleita pela terceira vez agradeceu a todos que confiaram no seu trabalho, falou sobre as dificuldades que encontrou no caminho. Agradeceu aos amigos que contribuíram com a sua campanha e desejou boas vindas às novas conselheiras.

“Em primeiro lugar agradeço a Deus e aminha família que me ajudou muito. Agradeço aos 275 votos que foram depositados em mim, a minha eterna gratidão, agradeço aos meus amigos pelo apoio. Desejo as boas vindas às duas novas conselheiras e parabenizo as amigas reeleitas, e juntas iremos trabalhar em benefício das nossas crianças e adolescentes e iremos fazer o melhor para o nosso município, dentro da lei”, disse.

A conselheira, Elizangela Silva, em sua fala, destacou: “Esta noite é de gratidão, agradeço a Deus, a minha família e a todos que contribuíram de forma direta e indiretamente. Agradeço os 243 votos dos amigos que confiaram mais uma vez no meu trabalho. Deixo aqui o meu compromisso em defesa das nossas crianças e adolescentes. Desejo as duas novas conselheiras boa sorte e que nós façamos juntas um bom trabalho. Aos que nos deixam irei sentir muita falta. Parabenizo a Assistência Social pela atenção, aos membros do CMDCA, ao nosso prefeito e a todos os vereadores que nos apoiam”.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito, Edílson Brito, saudou a todas as autoridades presentes. Parabenizou a secretária de Assistência Social, Ana Carolina, pelo trabalho que realiza na secretaria e as conselheiras empossadas, e destacou: “Só sabem o peso de uma eleição depois que passam por uma, então parabenizo as novas eleitas e as reeleitas que irão atuar defendendo o direito das nossas crianças. A prefeitura está a disposição para ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance e toda a gestão irá continuar apoiando as causas sociais e contribuindo para o crescimento do nosso município. Parabéns a todas e agradeço a presença de cada um que veio prestigiar o evento”.

Publicidade

Após as falas foi realizado o momento de posse com um juramento realizado pelas conselheiras eleitas e a assinatura do termo, seguido do encerramento da solenidade.

Confira a imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS