Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Encontro do Selo UNICEF – NUCA discute temas relacionados ao racismo

Publicado

em

Foi realizado na cidade de Vila Nova do Piauí, um encontro de acompanhamento do Selo UNICEF na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, a atividade aconteceu na última terça-feira, 03 de setembro, e discutiu temas relacionados ao racismo.

Representando a rede estadual de educação, a diretora Ignez Silva da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho explica qual o objetivo do Selo UNICEF junto ao NUCA.

“O Selo UNICEF norteia um planejamento de ações e politicas públicas para crianças e adolescentes e da visibilidade para essas etapas promovendo o protagonismo. Haja vista que o público alvo de adolescente da rede estadual que participam do NUCA vivem engajados em ações protagonistas, tem um melhor desenvolvimento nas atividades. O NUCA é uma ação afirmativa para a juventude no que diz respeito a lei 11.645 que garante um ensino aprendizagem que fala da identidade brasileira onde o currículo da escola buscar efetivar a presente lei”, explica.

Na ocasião estiveram presentes: a Professora Marli Veloso (Articuladora do Selo Unicef), Taynara Oliveira (Mobilizadora do NUCA), Antonia Maria (Secretária Municipal de Educação), Ignez Silva (Diretora da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho), Luzia Eremita  (Diretora da U. E. Zacarias Manoel da Silva na zona rural), Evinha Lima (Diretora da U.E. Sabino Gomes de Lima na zona urbana), Jhônatas Luz  (Presidente do CMDCA) e Adolescentes Integrantes do Nuca.

A mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Taynara Oliveira explica quais as atividades desenvolvidas.

Publicidade

“O NUCA é um grupo de adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal”, disse.

Os temas trabalhados nos encontros são pautados através de um guia que retrata as temáticas a serem abordadas e os representantes se reúnem com antecedência para fazer o planejamento.

Na ocasião foi discutia o “Desafio 8” que aborda as atividades das Práticas de Enfrentamento ao Racismo  na “Atividade 1.1” que fala sobre a Campanha Por Uma Infância Sem Racismo. A reunião foi conduzida por dois adolescentes  sobre a implementação das lei 10.639 e 11.645 que fala da cultura afro brasileira e da cultura indígena  e também foram apresentadas um pouco da história da África.

Antônia Maria, Secretária Municipal de Educação falou sobre a importância da participação dos adolescentes.

“A participação dos adolescentes é muito importante no meio social, são multiplicadores e atuantes nas oficinas e trabalhos voltados para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais protagonista” explica.

Publicidade

O aluno Jefferson de Abreu Araújo da U.E Sabino Gomes de Lima foi um dos alunos intermediadores na reunião e falou da importância dos encontros para os adolescentes do NUCA.

“É muito importante e gratificante para nós que somos adolescentes, como para todas as outras pessoas presentes nesse momento. Pois muitos não sabem de que se tratam as leis discutidas. Sabemos que uma é o complemento de outra tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas de ensino Fundamental e Médio”, disse.

Jefferson ainda falou sobre a importância das leis trabalhadas durante a mediação e falou da sua experiência junto ao NUCA.

“Foi muito gratificante poder participar e contribuir neste dia, foi um momento bastante agradável. Creio que todos saíram sabendo que realmente existe racismo, a discriminação às vezes é feita de uma maneira dissimulada, mas nos marca muito. É importante que todos saibam que indígenas e africanos tem histórias tão lindas como os habitantes da Grécia. Que não eram bárbaros e nem descendentes de escravos e sim descendentes de povos que foram escravizados”, disse.

Após a apresentação do tema junto às leis foi formada uma roda de conversa para debaterem os assuntos pautados, e em seguida foi exibido algumas curiosidades africanas, indígenas e afro-brasileiras.

Publicidade

Confira as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS