Connect with us

GERAL

Vila Nova intensificará vacinação contra poliomielite e sarampo e vai realizar ações do Agosto Dourado. Veja!

Publicado

em

O Ministério da Saúde realiza no período de 06 à 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo que é destinada para todas as crianças de um ano a menores de cinco e tem como objetivo diminuir a possibilidade de retorno da pólio e a reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Em Vila Nova do Piauí, a Prefeitura Municipal que tem como prefeito Edilson Brito (PTB), através da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha de vacinação nacional e para intensificar as ações de combates aos agravos de saúde pública, montou um cronograma com vacinação na cidade e no interior.

De acordo com a secretária de Saúde, Almerinda Luz, a Unidade Básica Avançada de Saúde, Wilson Nunes Martins Filho, na sede está vacinando todos os dias no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h, durante o período da campanha.

Além disto, o município estará realizando três dias ‘D’:

– 16/08, ás 14h, na UBS de Cacimbas (área do Agente Comunitário de Saúde Apolônio);

Publicidade

17/08, das 8h às 14h na UBAS da sede (áreas dos Agentes Comunitários de Saúde Antônio Claro, Genivaldo, Josimar, Ivanilda e Clenilda)

23/08, às 8h, na UBS João Simeão de França, no Povoado São João Batista (áreas das Agentes Comunitárias de Saúde, Mercês e Joana Neta).

A secretária faz um chamamento a comunidade. “Vamos participar, levando as crianças com a caderneta de vacinação e cartão do sus”, destaca a secretária.

Os responsáveis diretamente pela campanha é o enfermeiro Dayro Coutinho e a técnica de enfermagem Evangelista.

_Agosto Dourado:

Publicidade

Em paralelo aos dias ‘D’ da campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e a Estratégia de Saúde da Família da cidade poesia, realizarão também ações do Agosto Dourado. Que integra as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2018. Durante o período serão feitas palestras enquanto os pacientes aguardam a vacinação nas salas de espera, enfatizando assim a importância do aleitamento nos atendimentos de puericultura e pré- natal, exibição de vídeos na recepção, entrega de folders e outras ações.

“O aleitamento materno até os seis meses de vida precisa ser incentivado por campanhas como estas. Além de contribuir para o desenvolvimento infantil, a amamentação pode ter também impacto na vida adulta da criança”, destaca a coordenadora no NASF – Aurileia Paiva.

_Poliomielite e sarampo:

Conhecida popularmente como ‘paralisa infantil’, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS