Connect with us

Jaicós

Câmara aprova projeto de lei que homenageia pai do vereador Elias Pereira

Publicado

em

[ad#336×280]O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (01), o projeto de lei nº 08/2015, de autoria do vereador Benedito Alencar da Silveira (PMDB), que homenageia o pai do vereador Elias Pereira, denominando de José Pereira Filho a rua localizada no bairro Nossa Senhora das Mercês, que parte da BR-407 em direção ao Projeto Casulo (Flamengo), entre as quadras 132-97, 133-98, 134-99 e 106 -100.

DSC02611

O HOMENAGEADO

JOSÉ PEREIRA FILHO, filho de José Pereira da Silva e Sabina Maria da Conceição, nasceu em 30 de agosto de 1914 na cidade de Jaicós – PI. É descendente de família Pernambucana, mas o mesmo é piauiense, natural de Jaicós, onde viveu por toda sua vida. Passando a semana na localidade Capim, a cuidar de sua roça e animais, e no domingo na companhia de sua família deixava o interior ruma a cidade para participar da Missa, e permanecia até a segunda-feira para a tradicional feira livre de Jaicós.

Não frequentou escola, no entanto foi alfabetizado em casa por professor pago pelo seu pai para ensinar a ele e aos seus cinco irmãos a ler e escrever.

Dedicou sua vida a agricultura (no plantio de feijão, milho e mandioca) e a criação de caprinos, bovinos e suínos, sendo na época um grande e conhecido fazendeiro, uma referência para sua região, sendo inclusive chamado carinhosamente de Pai Senhor por seus sobrinhos e diversas pessoas da região do Capim, pois em sua casa acolhia a todos. Não foi político partidário, mas era uma espécie de líder tendo o respeito de todos que o conhecia, e apoiava as candidaturas dos seus amigos políticos.

Publicidade

Casou-se em 1943, com a Sra. Donília Joana de Sousa, com que teve 12 filhos, relacionados a seguir na ordem do filho mais velho ao mais novo: Isabel Donília de Sousa (in memoriam), Justina Donília de Sousa (in memoriam), Helena Donília de Sousa, Aderson José da Silva, Francisca Donília de Sousa (in memoriam), Maria Donília de Sousa Ribeiro, Hermenegildo de Sousa Pereira, Maria Donília de Sousa, Adalberto de Sousa Pereira, Alzira Donília de Sousa, Elias de Sousa Pereira e Adelite Donília de Sousa.

Apesar de não ter frequentado a escola, valorizava muito a educação dos seus filhos, fazendo o esforço de colocá-los para estudar na cidade de Jaicós. Conseguindo a realização de um dos seus sonhos de formar o seu filho Aderson, que em 1976 formou-se em Contabilidade.

Como um homem muito conhecido, realizou boas ações em vida, o que fez o seu filho Elias de Sousa Pereira engajar na vida política, hoje vereador neste município e que leva os ensinamentos e o nome do seu adorado pai aos palanques.

Faleceu em 28 de fevereiro de 1994, na cidade de Jaicós por infarto fulminante, quando participava da feira livre, deixando saudades a todos que o conhecia. Deixou além dos filhos, 39 netos e 47 bisnetos.

Câmara Municipal, com informações Elias de Sousa Pereira /Aylane de Sousa Luz
Fotos: Arquivo da família.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS