Connect with us

POLÍTICA

Categorias de servidores prometem greve geral, mas Wellington prioriza obras

Publicado

em

As categorias de servidores estaduais prometem greve, caso não sejam cumpridos os Planos de Cargos e carreiras. De acordo com Daniel Solon, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), os professores, na última assembleia, registraram que caso não fosse o cumprido o acordo, irão parar. “Não faz menor sentido o governador dizer que não vai pagar. Fizemos uma assembleia geral no inicio do mês e já estávamos discutindo essa possibilidade de não pagamento, de onde surgiu o indicativo de greve”, diz Daniel.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), Valdir Bezerra, a categoria também espera que seja cumprida a lei, no entanto, caso não seja, se planeja paralisação ou greve geral da categoria.

Daniel Solon aponta a necessidade de retomada do Fórum dos Servidores Estaduais para que haja diálogo no sentido de uma possível greve unificada. Para Daniel, usar a Lei de Responsabilidade Fiscal é questionável. “Porque o governador não reduz gastos com secretarias? Ao contrário, ele planeja novos gastos com a proposta de reforma administrativa que indica criação de novas secretarias”, argumenta.


Daniel Solon sugere aumento de impostos a empresas

Para Wellington Dias o importante neste momento é garantir a construção de obras e programas. “O principal é aquilo que muda a vida das pessoas, são as obras e os programas. Temos que garantir que isso não falte”, afirma Dias.

Para Solon, o governador esta na contramão das necessidades da população, uma vez que com as obras, se tem uma maior contratação de empréstimos e consequentemente de mais dívidas para o Estado. “É um equivoco dizer que interesse são as obras, inclusive as federais, como o Rodoanel, porque tal política só beneficia as empreiteiras”, contrapõe Solon. Dias ainda afirmou que apoia a política de ajustes fiscais da presidente Dilma, como forma de passar por este momento difícil de crise econômica. Ele aponta inclusive que o Piauí, assim como outros estados, caminham para aplicar medidas que dialoguem com a concepção econômica de ajustes.

Publicidade

No entanto, para Solon, a política mais acertada seria que o governador adotasse uma política de maior exoneração das empresas e não dos servidores. “A prioridade deveria ser cobrar as grandes empresas e aumentar impostos delas”, afirma. Dias afirma que pretende honrar os compromissos com os servidores, mas é preciso ter cuidado, para que não seja irresponsável com as reais condições apresentadas pelo Estado.

Por: Sarah Fontenelle – Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS